Fonte: Diocese de Itaguaí

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No sábado, 11 de fevereiro, na Paróquia Sant’Ana em Itacuruça, aconteceu a Formação sobre a Campanha da Fraternidade 2017, com a presença de Dom Ubiratan e palestrantes convidados e paroquianos do Regional SIM.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com o Tema: “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”,e lema “Cultivar e guardar a Criação”(Gn 2.15), a Campanha nos alerta para o cuidado da criação, de modo especial dos biomas brasileiros.

O dia começou com a recepção e um delicioso e suculento lanche preparado pelos Paroquianos. Logo após, Frei Osvaldo, abriu a Formação conduzindo a Oração. Em seguida, Dom José Ubiratan, nos presenteou com uma bela reflexão sobre os “Cânticos das Criaturas, conhecido também como o “Cântico do Irmão Sol” composto por São Francisco de Assis em 1224, quando já estava quase cego e muito debilitando.Neste Cântico ele transmite sua perfeita harmonia com toda a Criação e sua maturidade espiritual. Ele chama todas as criaturas de irmãs. Cada ser da natureza, cada Criatura, é um pedaço de Deus. Não podemos destruir a natureza, pois é a próprio Deus que estamos agredindo.

Padre José Eduardo, Coordenador de Pastoral, antes de apresentar os palestrantes, nos motivou a cantar o Cântico das Criaturas para que Deus fosse louvado por toda Criação: “Onipotente e bom SenhorA ti a honra, glória e louvor!Todas as bênçãos de ti nos vêmE todo o povo te diz: amém!”

Os Palestrantes convidados foram ProfªPatricia Plácido, Graduada em Geografia, Mestre em Educação, Doutoranda em Meio Ambiente e Coordenadora do Pré-Enem da Pastoral da Educação da Catedral e Prof. Tiago Costa, Graduado em Biologia, Mestre em Biologia, Doutorando em Meio Ambiente e Prof. No Pré-Enem da Pastoral da Educação da Catedral.

Os Professores nos possibilitaram uma intensa formação do texto base da Campanha da Fraternidade 2017, dando ênfase à diversidade de cada bioma e a urgente necessidade de criar relações respeitosas com a vida e a cultura dos povos que neles habitam, especialmente à luz do Evangelho. A natureza clama cuidado, clama respeito e não podemos deixar de ouvir esse clamor.

Além de abordar a realidade dos biomas a Campanha deseja despertar as famílias, comunidades e pessoas de boa vontade para o cuidado e o cultivo da Casa Comum. Não nos esqueçamos de que somos natureza!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No final, Dom José Ubiratan nos concedeu a Bênção Franciscana. Explicou que é a Benção que está no livro dos Números, que é Benção de Aarão do livro dos Números (Nm 6,22-26). O próprio São Francisco a transcreveu e entregou a Frei Leão: “Que o Senhor te abençoe e te guarde. Que o Senhor mostre a tua face e se compadeça de ti. Que o Senhor volva o teu rosto para ti e te dê a paz”.

Padre Eduardo e Padre Jairo

Faça o seu comentário