As comemorações à Semana da Mulher, promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos iniciaram-se nesse sábado (15) à frente do CAIC-Paulo Dacorso Filho (BR-465 km 47). Apesar da coordenação do evento ficar a cargo da Secretaria Assistência Social, outras Secretarias Municipais marcaram presença, cooperando para a realização das ações propostas para o evento, todas direcionadas ao público feminino.

Precisamos valorizar cada vez mais a figura feminina, o evento de hoje tem primordialmente esse objetivo, a Prefeitura está oferecendo diversas oportunidades direcionadas principalmente às mulheres, porém nosso desejo maior é promover a qualificação daqueles que precisam, seja esta no âmbito profissional ou educacional”, disse o Prefeito Martinazzo.

Além da presença do Prefeito Martinazzo, demonstrando à importância do evento, o Poder Legislativo Municipal também se fez presente, os vereadores Oscar Goulart, Max Goulart e Rogério Morcego prestigiaram a comemoração, demonstrando à unidade existente entre os Poderes vigentes no município.

Vale destacar a participação da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, que executou inscrições ao Programa Minha Casa Minha Vida, e da Secretaria de Saúde, que propiciou ao público a oportunidade de aprender a respeito de métodos contraceptivos, bem como se atualizar a respeito da prevenção de enfermidades que atingem principalmente as mulheres.

A Secretaria de Trabalho e Emprego esteve presente recebendo inscrições de pessoas interessadas em se cadastrarem para concorrerem a vagas de emprego, e também efetuou inscrição para cursos oferecidos de forma gratuita pela Prefeitura Municipal, como Shiatsu e Auricoterapia. Os cursos em destaque buscam qualificar os alunos na função em questão, logo em seguida encaminhando-os ao mercado de trabalho.

Avaliando o evento do ponto de vista educacional, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte atuou através de um Stand direcionado à Educação de Jovens e Adultos (EJA), realizando a Pré-matrícula ao Programa e avaliando individualmente às melhores opções de unidades educacionais aos quais os futuros estudantes poderão ingressar, de acordo com seus locais de moradia.

Além das atividades oferecidas pelas Secretarias Municipais participantes, as pessoas presentes puderam efetuar diversos serviços referentes à documentação, como retirada de 1ª e 2ª via de identidade e carteira de trabalho, 1ª via de CPF, inscrição para casamento coletivo e legalização de união estável, além de diversas transformações estéticas promovidas pelo Instituto Embelleze, como corte de cabelo, manicure, designer de sobrancelhas e escova progressiva.

“O objetivo dessa Ação Social além de comemorar o Dia Internacional da Mulher (08/03) tem um cunho muito maior, de fortalecer os vínculos a partir da mulher, essa mulher que hoje se tornou o arrimo da família, muitas vezes a base da estrutura familiar. Essa é uma ação que promove não somente o bem-estar, mas também o fortalecimento e o reconhecimento da mulher”, afirmou Lúcia Baroni (Secretaria Interina de Assistência Social e Direitos Humanos).

Ao final do evento o Grupo Samba do Bom subiu ao palco, selando à tarde de comemoração com o melhor da musicalidade brasileira.

Faça o seu comentário