Oficinas culturais gratuitas em quatro cidades da Baixada Fluminense

Oferecer oportunidades de qualificação técnica, estimular os talentos, a participação social e o pensamento critico por meio da cultura é uma maneira de valorizar o potencial criativo dos jovens da Baixada Fluminense. Estes são alguns objetivos das Oficinas Criativas de Arte e Cidadania do projeto Baixada Para Cima! (BPC). Este ano as oficinas, que são gratuitas e envolvem as linguagens de teatro, dança, circo e fotografia, estão abertas para jovens dos municípios de Itaguaí, Seropédica, Magé e Guapimirim.

 Esta semana começam as oficinas de teatro, dança e fotografia no Colégio Estadual Barão de Tefé, em Seropédica. A oficina de circo deverá começar em breve. Já em Guapimirim a grade de atividades está sendo fechada para o início de atividade de teatro na Escola Municipal Nelson Costa Mello. Em Magé as oficinas de circo, teatro e dança acontecem na Escola Estadual Professora Alda Bernardo Santos Tavares. Já em Itaguaí as quatro oficinas acontecem no CIEP 329  Juan Martinho Carrasco. Veja os dias e horários das oficinas em cada município na relação abaixo.

 Cada município tem, no mínimo, 100 vagas para as oficinas, que tem duração de três meses. Os adolescentes e jovens também recebem formação no campo dos direitos humanos, diversidade, políticas públicas e durante todo processo de convivência e formação tratam de temas de interesses individuais e coletivos no âmbito dos direitos universais e cultura da paz, produzindo cenas debates para compartilhar com outros alunos da escola. A culminância das atividades acontece durante a Semana da Cidadania, aberta à comunidade.

 As Oficinas Criativas de Arte e Cidadania fazem parte de um dos processos de capacitação de jovens do Baixada Para Cima!, projeto co-financiado pela União Europeia e coordenado pela instituição italiana Comitato Internazionale per lo Sviluppo dei Popoli (Comitê Internacional para o Desenvolvimento dos Povos) – CISP, e pela Ong brasileira Se Essa Rua Fosse Minha – SER. O Baixada Para Cima! visa aumentar a inserção e a participação ativa de adolescentes e jovens moradores da Baixada Fluminense nos programas de assistência social municipais, estaduais e federais, contribuindo assim para o exercício pleno de cidadania para os setores em situação de vulnerabilidade cultural, econômica e social. Informações pelo telefone 2667-9295.

 A iniciativa conta com a parceria das prefeituras de Itaguaí, Seropédica, Magé e Guapímirim, por meio das secretarias de Ação Social e dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), e ainda conta com apoio das secretarias municipais e estadual de Educação, Cultura e Direitos Humanos. Para o BPC é importante, sempre que possível, que a mediação destas oficinas seja feita por artistas e grupos locais, visando assim contribuir para enraizamento e fortalecimento do tecido cultural de cada território.

Serviço:

 Dias e horários das oficinas nos quatro municípios:

 SEROPÉDICA – Oficinas na CE Barão de Tefé – Estrada Rio São Paulo, km 39,5, s/nº, Dom Bosco, Seropédica

CIRCO / HORÁRIOS

TEATRO / HORÁRIOS

DANÇA / HORÁRIOS

FOTOGRAFIA / HORÁRIOS

           Terças e quintas,

           13h às 15h30

 * Esta oficina começará                em breve

           Terças e quintas,

               9h às 11h30

          Quartas e sextas,

            13h às 15h30

          Quartas e sextas,

               9h às 11h30

ITAGUAÍ – Oficinas no CIEP 329 – Juan Martinho Carrasco – Estrada do Mazonba, s/nº, Mazomba.

TEATRO / HORÁRIOS

  DANÇA / HORÁRIOS

         FOTOGRAFIA /                    HORÁRIOS

CIRCO / HORÁRIOS

          Segundas e quartas,

             14h às 17 h

       Terças e quintas,

           14h às 17  h

         Terças e quintas,

              14h às 17 h

      Terças e quintas,

         14h às 17 h


MAGÉ
 – Oficinas na E.E. Professora Alda Bernardo Santos Tavares – Rua Brasil, 153, Centro, Magé.

TEATRO / HORÁRIOS

         DANÇA / HORÁRIOS

           CIRCO / HORÁRIOS

           Segundas e quartas,

                9h às 12 h

        Segundas e quartas,

                  14h às 17 h

                   Terças e quintas,

                             14h às 17 h

 GUAPIMIRIM –  Oficina de teatro ainda a iniciar ná E.M. Nelson Costa Mello, na Rua José Maria da Silva, antiga rua 2, s/nº, Vale das Pedrinhas, Guapimirim. As demais serão divulgadas em breve.

TEATRO / HORÁRIOS

Terças e quintas, 17h às 20h

 DSC00255 oficina circo_o baixada para cima

 

Faça o seu comentário