Em comemoração ao dia da árvore, foram realizadas uma série de atividades com os moradores dos condomínios Parque das Flores e Jardim das Acácias no bairro Santa Sofia.

Foi feita adubação das mudas plantadas no dia da água em março, as crianças ganharam regadores e regaram suas mudas, fizeram plantio de sementes de flores para cultivar em casa, já que segunda-feira inicia a primavera. Além disso, foram distribuídos folders com a história do dia da árvore e a importância das mesmas, bem como cartilhas educativas. As crianças adoraram a atividade, realizada mesmo sob um sol intenso, não faltou animação.

Este evento foi organizado pela KAL Engenharia, empresa que executa o trabalho social nos condomínios, com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, EMBRAPA Agrobiologia e Caixa Econômica Federal.

A comemoração do dia da árvore no Brasil teve início da gestão do presidente Castelo Branco, que instituiu em 1965 o dia 21 de setembro como o dia da árvore por conta da proximidade com o início da primavera.

Desde então, escolas, empresas e demais grupos interessados no bem-estar ambiental, realizam ações de plantio e incentivam o cuidado com as árvores. O principal inimigo das árvores é o desmatamento, estima-se que cerca de 93% de mata atlântica já tenha sido derrubada no Brasil, por conta disso essas as ações de educação ambiental e sensibilização devem ser intensificadas.

Embora o pau-brasil tenha sido a árvore que influenciou no nome do nosso país, nossa árvore símbolo é o ipê amarelo. A árvore é importante em muitos aspectos, mais talvez o mais importante seja a renovação dos gases atmosféricos e redução dos gases de efeito estufa, além disso, as árvores amenizam o clima, protegem o solo e a água, servem de abrigo para os animais e nos oferece sombra nas horas quentes do dia.