Fonte: Diocese de Itaguaí

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida no Balneário em Angra dos Reis está realizando um significativo Projeto para construir, em todas as dimensões, a “Comunidade de comunidades: uma nova Paróquia”.

O Padre, Adenilto Godoy, tem  oferecido essa significativa oportunidade de compreender a importância da unidade na Comunidade, na Paróquia, na Diocese; em Cristo. Para isso, todas as Comunidades, estão se reunindo para estudar, refletir e partilhar os sentidos da Unidade e da necessidade de organizar e planejar coletivamente e assim reconhecer os dons de cada um, de cada grupo, de cada Pastoral, compreendendo os sentidos de “ser Igreja”.

Em 12 de dezembro de 2016 aconteceu o primeiro encontro para o estudo dos referenciais que são as bases desse projeto:

O eixo reflexivo partirá do Documento 100 da CNBB: “Comunidade de comunidades: uma nova Paróquia” e dos Documentos: Exortação Apostólica Evangelii Gaudium – Alegria do Evangelho (Papa Francisco) e Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade Sal da Terra e Luz do Mundo. (Doc 105 CNBB).

Um novo encontro aconteceu na segunda feira, dia 20 de fevereiro, quando foi distribuído o material de apoio e também realizado o treinamento dos representantes das comunidades para o desenvolvimento das Assembleias Comunitárias.O encontro transcorreu com muita alegria, emoção, seriedade, oração e dinâmica. A dinâmica nos deu a dimensão de que estamos em “rede”: rede que acolheu nossa Senhora e rede que representa nossa Unidade com a Igreja e com Jesus. Se alguém romper a rede, perderemos a unidade.

Até o dia 20 de março, todas as comunidades deverão realizar suas Assembleias, quando, além do planejamento, deverão refletir questões referentes a construção de uma “Comunidade de comunidades: uma nova Paróquia”. As respostas servirão para a construção de um grande painel de ideias que será apresentado na Assembleia Paroquial, que acontecerá no dia 25 de março a partir das 14h.

Também foi criado um grupo de whatsapp, outra rede, para que a reflexão seja continuada. Neste grupo nos comunicamos,exclusivamente, para partilhar sobre o desenvolvimento das Assembleias nas Comunidades e juntos colhermos sugestões e receber orientações.

Para realização deste projeto, a Paróquia conta  com a assessoria da Profª Joana Darc do Prof. Antonio Sergio. “Queremos agarrar com fé e disponibilidade essa oportunidade de termos clareza, nessa desafiadora e bela missão; estamos em ardor Missionário”, declara a professora Joana Darc.

“Peçamos a graça à Nª.Sra. Aparecida, em seu Jubileu 300 anos, que nos oriente e esteja sempre conosco, em nossa caminhada”, conclui a professora.

Autor:

Colaboração : Angela Maria e Joana Darc

Faça o seu comentário