Começa o Carnaval de Rua oficial no Rio

0
31

O calendário oficial da folia tem início neste domingo com os blocos Xodó da Piedade e com a Banda da Saens Pena

Chegou o momento que muitos cariocas estavam esperando. O calendário oficial da folia tem início neste domingo (22/01), com os blocos Xodó da Piedade, que ficará parado na rua Silvana, altura do número 226, no bairro da Piedade, das 14h às 20h, e com a Banda da Saens Pena, parado na Praça Saens Pena, na Tijuca, das 14h às 20h.

Após este final de semana, a folia volta às ruas no sábado, dia 28, com os blocos: Seu Kuka é Eu do Grajaú, no Grajáú, Chame Gente, em São Conrado, Bloco Carnavalesco Nem Muda Nem Sai de Cima, na Tijuca, 20 de Ouro do mestre Odilon, no bairro do Zumbi, na Ilha do Governador. No dia 29, os foliões vão poder curtir os blocos: Soul da Gema e Bloco Me Chama, na Barra da Tijuca, Bloco Só Caminha e Caminhadinha no Humaitá, Bloco Carnavalesco Xodó da Piedade, na Piedade, Bloco das Divas, no Recreio dos Bandeirantes e GRBC Unidos do Rego Barros, no Santo Cristo.

Na próxima semana será lançado um aplicativo desenvolvido para facilitar a vida do folião carioca e dos turistas que vierem curtir o carnaval. A ferramenta vai disponibilizar a localização dos blocos com total acessibilidade e um filtro por regiões e datas. Estará disponível em três línguas e com geolocalização, ou seja, os blocos estarão separados por bairros e com trajetos detalhados. O usuário vai encontrar ainda textos sobre a história de cada bloco no aplicativo.

Para garantir a preservação de áreas importantes da cidade, começou a ser instalada na quarta-feira (18/01) a proteção de canteiros, jardins e monumentos localizados nos trajetos dos desfiles de blocos do Carnaval de Rua. Encarregada da instalação das cercas de proteção, a Dream Factory, empresa responsável pela produção do evento, segue cronograma definido pela Prefeitura do Rio. Ao todo, serão utilizados 20 mil metros lineares de cercas e a expectativa é que até o dia 07 de fevereiro todos os pontos determinados estejam prontos.

Entre os canteiros protegidos estão os das orlas da Barra, Recreio, Ipanema e Leblon. Além disso, outros pontos de maior concentração de público, como a Avenida Presidente Antônio Carlos, no Centro da Cidade; a Praça Santos Dumont, no Jardim Botânico, e o Aterro do Flamengo, também receberão proteções. Já entre os monumentos, 26 terão cercamento, dentre eles, o monumento de Tiradentes, Obelisco, Paço Imperial, Palácio Tiradentes, Chafariz Marechal Âncora, Centro Cultural da Justiça Eleitoral, Chafariz da Praça São Salvador, Monumento a Noel Rosa, Praça Barão de Drummond, entre outros.

Serão 18 dias de operação. Até o momento, já foi instalada a proteção nos bairros da Ilha do Governador, de São Conrado, Humaitá e Botafogo. Dentro do cronograma, os próximos bairros a serem contemplados serão Gávea (dia 23) e Ipanema (de 24 a 27).  

Fonte: Diário do Rio