Depois de mais de um ano de espera teve início a Olimpíada de Tóquio 2020, o nome oficial permanece o mesmo, porém muitas alterações aconteceram para que esse evento acontecesse de fato.

Devido a pandemia da Covid-19 o campeonato olímpico foi transferido para esse ano e correu o risco de ser adiado novamente por causa do receio de contaminação em massa.

A abertura da 32ª Edição da Olimpíada aconteceu na sexta-feira dia 23 de Julho no Estádio Olímpico de Tóquio/Japão e foi transmitido ao Brasil às 8h da manhã, o encerramento acontecerá no dia 8 de Agosto.

Por precaução não foi permitida a presença do público na cerimônia de abertura e também não poderá participar na festa de encerramento, essas decisões fazem parte do protocolo sanitário rigoroso do país que está sediando os jogos.

Os países participantes também tomaram algumas decisões sobre a proteção de seus atletas, com isso algumas delegações optaram em reduzir a participação das equipes da cerimônia de abertura, incluindo o Brasil.

Os representantes do Brasil na celebração foram os atletas Bruno Rezende e Ketleyn Quadros como os portas bandeira junto com os representantes do Comitê Olímpico Brasileiro Marco La Porta e Joyce Ardies.

O Chefe de Missão da delegação brasileira Marco La Porta se pronunciou sobre a questão da precaução em reduzir a presença dos atletas brasileiros na cerimônia:

“É claro que gostaríamos de desfilar com o maior número de atletas possível e para um estádio lotado, mas o momento pede cautela. Precisamos proteger a saúde da nossa delegação e minimizar os riscos de contaminação pelo vírus. Só assim poderemos ter um grande desempenho nos Jogos.”

Mesmo com todo o cuidado e preocupação próprias da crise sanitária mundial, Tóquio nos traz a mensagem de esperança em dias melhores, esperança que é o fio que interliga a todos nós nesse momento.

A Olimpíada de Tóquio foi planejada para acontecer em meio à pandemia e para tanto todos os protocolos de prevenção e cuidado estão sendo tomados rigorosamente.

A delegação brasileira conta com 302 atletas no total, esse número é o maior registrado até o momento em participação do país em edições estrangeiras, mas se comparado à última edição olímpica que aconteceu no Brasil o número é menor.

Essa redução dos atletas se dá porque o nosso país não irá participar de 12 modalidades, ao contrário da Edição realizada aqui em que competimos em 100% das categorias por ser o país sede na ocasião.

Com certeza nossos atletas representarão com excelência o nosso país nas categorias que irão participar.

A Olimpíada se dá em pleno verão japonês, então os uniformes da Delegação Brasileira foram desenvolvidos para que os nossos atletas suportem as altas temperaturas da terra do sol nascente sem sofrer prejuízos em suas performances.

Assim como a temperatura do país está nas alturas, o clima de competição também está superaquecendo.

Os Jogos Olímpicos começaram antes da cerimônia de abertura, desde o dia 20 de Julho já acontecem as primeiras competições sendo elas de softbol, futebol e remo.

Os números que envolvem esse evento esportivo mundial são expressivos, o total de modalidades esportivas é 46, mas há uma bela novidade, a edição terá a estréia e o retorno de 5 modalidades que são: Beisebol/Softbol, Karatê, Surfe, Skate e Escalada Esportiva.

São mais de 11 mil atletas participantes e estão envolvidos nessa edição especial 204 países e mais 2 comitês olímpicos formados por atletas refugiados e atletas russos.

É fato que muitos dos esportistas foram prejudicados severamente por causa da pandemia, o adiamento da competição teve graves repercussões mas todos serão representados bravamente por aqueles que estão na disputa.

A primeira medalha dessa edição acontece já no dia 24 de Julho com a modalidade de tiro Rifle de Ar 10m e as últimas premiações serão disputadas no mesmo dia do encerramento do evento.

O Brasil já vem despontando com o seu talento nas primeiras competições que está participando, a Equipe Feminina de Futebol ganhou da China de 5×0 e a Equipe Masculina ganhou da Alemanha de 4×2.

Uma curiosidade muito interessante dessa Edição é que a Olimpíada de Tóquio 2020 não é a primeira que acontece no Japão, após a 2ª Guerra Mundial em 1.964 houve o primeiro evento olímpico no país simbolizando o renascimento japonês depois de tanto sofrimento e perdas na guerra.

Todas as competições serão transmitidas pela Tv aberta e a cabo em canais específicos, sendo assim você poderá acompanhar os atletas brasileiros e demais delegações ao vivo no conforto da sua casa.

Temos ainda muita competição pela frente e vamos juntos torcer por nossos atletas que estão carregando no peito o nosso país nessa Olimpíada de Tóquio 2020.

Por: Stephane Bandeira

Olimpíadas de Tóquio devem ser adiadas por conta da pandemia? | A Gazeta