Neste último sábado (8), Olheiros de Futebol vieram a Seropédica atrás de novos talentos. O evento foi realizado no Campo do Atlético Clube Ecologia. A parceria foi através da Prefeitura de Seropédica, Subsecretaria de Esportes e o CT do Empresário Pedrinho Vicençote, que conta com apoio do Napoli da Itália.

Vários jogadores entre 13 e 17 anos vieram de muitos municípios do Estado do Rio de Janeiro, atrás desta oportunidade de treinar em Seropédica. A avaliação dos atletas foram feitas pelos Professores Almir e Bruno Vicençote, Filho do Empresário Pedrinho Vicençote.

O Coordenador de Esportes Gilmar Dias, da Subsecretaria de Esportes, foi o principal articulador nesta parceria e disse: “Os atletas que foram escolhidos vão passar um período de treinamento no CT onde serão treinados por profissionais de renome e terão a chance de jogarem em times profissionais, tanto no Brasil como no exterior” Comemora. 

Foram montados equipes nas suas devidas faixas etárias: Atletas 2006/2005/2004 categoria até 13 anos, atletas 2002/2003 categoria sub 15 e atletas 1998/1999/2000 categoria sub 19.

No evento foi recolhido 200 kg de alimentos não perecível que foi entregue a Subsecretária de Ação Social Fernanda, que será distribuído a famílias carentes da região. O Prefeito Anabal, quem tem apoiado este trabalho desde o início de sua realização, foi representado na oportunidade pela Subsecretaria Fernanda.

O papel dos “Olheiros de Futebol”

Um dos mais recentes profissionais contratados para compor a equipe de trabalho de base dos clubes brasileiros são os denominados “experts” na detecção e seleção de novos talentos para as grandes agremiações. São os chamados “observadores técnicos”, mais conhecidos no meio esportivo como “olheiros”, responsáveis pela busca cada vez maior por craques para os times secundários.

Nestes casos, os clubes buscam contratar esse tipo de profissional para correr as grandes regiões e seleiros de grandes jogadores do país. São muitas vezes ex-atletas dos próprios clubes que passam a exercer essa função no departamento de base.

No entanto, a sua figura, o seu papel e a sua função como identificador de talentos leva a alguns questionamentos. De que competências devem dispor um observador? Como se baseiam tais competências? Qual deva ser ou não a sua qualificação? Ou, principalmente de quais critérios se baseiam os avaliadores na detecção do talento? Como deverá ser um processo de seleção de jovens atletas para o futebol de competição? Quais variáveis relevantes para determinar o futuro desempenho?

Como se vê, não faltam questões para se discutir sobre o papel e os critérios do campo de atuação do avaliador técnico. Além disso, é preciso entender a fundamentação teórica ou científica sobre os princípios e requisitos utilizados na avaliação de atletas. É indiscutível a importância do avaliador na tomada de decisão no processo de detecção de talentos para o futebol, como um todo.

Participaram da peneira 261 atletas de: Seropédica, Paracambi, Japeri, Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Itaguaí, Mangaratiba, Angra dos Reis, Mendes, Barra do Pirai, Rezende, Belford Roxo e Vassouras.

Relação dos novos talentos escolhido pela equipe técnica.

Kauã Paschoal dos Santos Nascido 10/12/2015 – Mendes 

Kauã Maia Nunes              Nascido 06/06/2005 – Brizamar – Itaguaí

Brendo de Soza Gomes     Nascido 31/01/2006 – Portogalo – Angra dos Reis 

Rafael da Costa Brum        Nascido  10/11/2002 – Jacarepaguá RJ

Daniel Araújo de Meireles  Nascido 08/06/2002 – Centro – Itaguaí

Arthur Felipe Martins de Souza Nascido 11/07/2003 – Campo Grande – RJ

Ewerton da Silva Marques        Nascido 11/02/2000 – Santa Cruz – RJ

Lucas David de Oliveira        Nascido 01/01/1999 – Fazenda Caxias- Seropédica

Mailon David Jucá                Nascido 01/04/2002 – Campo Lindo – Seropédica

Nicolas Xavier Silva              Nascido 19/04/2003 _ Jacuecanga – Angra dos Reis

Bruno Rodrigues Gomes      Nascido 19/10/2005 – Praia Grande – Mangaratiba

Vitor Rafael Laurindo Silva   Nascido 22/07/2005 – Centro – Seropédica

Leonardo de Lima Mendes    Nascido 15/10/2005 – Jadimar – Itaguaí  

   

Edição de matérias sobre Seropédica e atualidades.

Comentários