Marta está entre as finalistas ao prêmio de melhor jogadora do mundo da Fifa

Craque brasileira disputará com a americana Carli Lloyd e a alemã Melanie Behringer

Por GloboEsporte.com
Zurique, Suíça

A Fifa anunciou nesta sexta-feira as três finalistas ao prêmio de melhor jogadora do mundo. Os nomes das indicadas são: Marta, do Rosengard, Carli Lloyd, do Houston Dash, e Melanie Behringer, do Bayern de Munique. A cerimônia de entrega do prêmio, que também terá outras quatro categorias (melhor treinador futebol feminino, melhor treinador futebol masculino, melhor jogador e Puskás), será realizada no dia 9 de janeiro, em Zurique, na Suíça. Outro brasileiro ainda poderá ser premiado na cerimônia da Fifa: o corintiano Marlone concorre ao Puskas com a colombiana Daniuska Rodríguez e o malaio Mohd Faiz Subri.

Marta disputa o prêmio de melhor do mundo com a alemã Behringer e a norte-americana Lloyd (Foto: Reprodução / Twitter)
Marta disputa o prêmio de melhor do mundo com a alemã Behringer e a norte-americana Lloyd (Foto: Reprodução / Twitter)

A vencedora na premiação entre as mulheres é decidida de acordo com uma combinação de critérios: 50% nos votos de capitães e treinadores de todas as seleções do mundo. A outra metade é somada entre o voto popular (25%), além de outros 200 jornalistas que foram escolhidos em todos os seis continentes, fechando os outros 25% restantes. As votações começaram no dia 4 de novembro e foram encerradas no dia 22.

Até ficar fora da briga no ano passado, consequência da campanha ruim do Brasil no Mundial do Canadá, a camisa 10 esteve 12 vezes consecutivas entre as indicadas. Ela é a maior vencedora da premiação, com cinco troféus, além de três segundas colocações e dois terceiros lugares. A última conquista da atacante do FC Rosengard no prêmio aconteceu em 2010, quando chegou a defender o Santos.

+ Técnica campeã no Rio está na final do prêmio da Fifa com americana e sueca
+ FIFPro anuncia os 55 concorrentes à seleção de 2016 com cinco brasileiros
+ Ranieri, Zidane e Fernando Santos disputam prêmio de melhor técnico
+ Marlone é o único brasileiro entre os três finalistas ao prêmio Puskás

Prêmio da Fifa e Bola de Ouro

De 2010 a 2015, a Bola de Ouro foi organizada pela “France Football” em parceria com a Fifa, levando em conta os votos de jornalistas de várias partes do mundo e dos capitães e técnicos das seleções nacionais. Sem acordo, entidade que toma conta do futebol mundial e a revista voltarão a fazer eleições separadas.

The following two tabs change content below.

Lucas Alves

Web Design, Tecnólogo em Sistemas de Informação. Matérias sobre a Igreja Católica, Religião e atualidades.

Comentários