Projeto Meu Bairro Sem Dengue tem conseguido evitar epidemia na cidade desde 2011

A Prefeitura de Seropédica desenvolve o Projeto Meu Bairro Sem Dengue desde 2011 através da Secretaria de Saúde e Defesa Civil em parceria com as secretarias de Educação, Cultura e Esporte, de Obras e a comunidade em geral.

O projeto é baseado na prevenção e promoção da saúde. As escolas, as estratégias de Saúde da Família, através dos Agentes Comunitários de Saúde, e a Coordenação de Ações, Prevenção e Combate as Endemias, por meio dos Agentes de Combate as Endemias, realizam ações educativas nas escolas e visitam as comunidades explicando para os moradores sobre o risco de ter água parada em seu quintal, e agora temos um novo inimigo, o vírus Chicungunya, que também é transmitido pelo mesmo mosquito da dengue.

O prefeito Martinazzo destacou a importância das ações de combate ao mosquito transmissor e lembra que o governo municipal está engajado para evitar uma epidemia. “Estamos iniciando o Projeto Meu Bairro Sem Dengue com o objetivo de conscientizar e informar a população sobre as forma de combater o mosquito Aedes Aegypt, e quais procedimentos devem ser tomados para evitar que haja a proliferação do inseto”, disse o prefeito.

Segundo o secretário de Saúde Marcus Baroni precisamos redobrar nossa atenção, ou corremos o risco de ter uma epidemia em nosso município. “Através dessas e outras ações Seropédica tem conseguido evitar epidemias de dengue, epidemia essa que acontece todos os anos em quase todos os municípios vizinhos”, destacou Baroni.

Baroni anunciou ainda a criação do disque dengue através do telefone 2682-8628. “Os moradores que quiserem denunciar locais com água parada, e risco de proliferação do mosquito da dengue devem ligar para o disque dengue e efetuar sua denuncia”, informou.

dengue não

2 (2)