Pelo menos 66% das pessoas hospitalizadas no RJ não têm registro de vacinação no SUS
8 de setembro de 2021

Dados são do sistema federal Sivep-Gripe e foram filtrados pelo DIA. Na capital, pelo menos 59,5% das pessoas com sintomas respiratórios hospitalizadas não informaram ter tomado nenhuma dose da vacina contra a covid-19

 
O médico infectologista Alberto Chebabo, que é vice presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia e membro do Comitê Científico do Rio, pontua que os dados refletem a prática do que é visto nos hospitais. Segundo ele, já está comprovada a eficácia da vacina na redução de casos graves e de internações. 
 
“A gente sabe que o risco de uma pessoa vacinada adoecer, mas principalmente de forma grave, é muito baixo. Principalmente quando se compara aquela população que não se vacinou. Então o maior risco de adoecimento de forma grave e morte é da população não vacinada. Estamos vendo isso não só aqui no Rio, mas também em países com alta taxa de vacinação”, garante. 
 
Ainda segundo ele, os dados do Sivep-Gripe só confirmam essa realidade que já vem sendo vista em outro países, como nos Estados Unidos, que tem tido surtos da doença em estados onde a cobertura vacinal é reduzida.  “Esse dado do Sive mostra exatamente isso: o poder de proteção que a vacina tem, principalmente em casos graves”, conclui.
 
Fonte: O DIA
Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: