Navio que passaria Réveillon no RJ retorna para o Porto de Santos após surto de Covid-19

0
57

Ao todo, 51 tripulantes e 27 passageiros testaram positivo. Também foram identificadas 54 pessoas que tiveram contato com os casos positivados

Nesta quinta-feira (30/12), o MSC Splendida atracou às pressas no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, devido aos 78 casos de Covid-19 registrados em tripulantes e passageiros. O navio passaria a virada do ano no Rio de Janeiro, mas a escala não aconteceu devido ao surto de Covid.

O navio partiu do Porto de Santos no último domingo (26/12) para uma viagem de 7 dias passando por Porto Belo, Balneário Camboriú, Rio de Janeiro, Ilhabela e Santos. No entanto, na terça-feira (28/12) uma decisão da Anvisa impediu os passageiros de descer da embarcação em Balneário Camboriú por conta de casos de Covid-19 confirmados a bordo.

O navio retornou ao Porto de Santos nesta quinta-feira, devido aos casos de Covid. A embarcação atracou no cais do Armazém 33, por volta das 3h30.

De acordo com a Anvisa, na última terça-feira, foi realizada uma fiscalização da embarcação pela Anvisa e pela Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina e Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária do município de Balneário Camboriú. A empresa foi notificada para que fosse realizada a testagem de 100% da tripulação. Ao todo, 51 tripulantes e 27 passageiros testaram positivo. Também foram identificadas 54 pessoas que tiveram contato com os casos positivados.

Após o desembarque dos casos e dos contactantes, o monitoramento de todos os viajantes deve ser realizado pelos Centros de Informações Estratégicas em Saúde (CIEVs) das localidades de destino.

Ainda segundo a Anvisa, até o momento, não estão autorizados novos desembarques ou embarques e o navio deve permanecer atracado em Santos até a finalização da análise dos dados epidemiológicos pelas autoridades de saúde. A embarcação leva cerca de 4 mil pessoas a bordo.

Fonte: Diário do Rio