Possivelmente transmitidas pelo mesmo mosquito, as enfermidades são causadas por vírus diferentes e possuem sintomas distintos

ssustadoras, dengue, zika, chikungunya e mayaro são doenças infecciosas transmitidas pela picada de mosquitos pertencentes à família Culicidae. As três primeiras são disseminadas pelo mosquito Aedes aegypti e, no caso do vírus mayaro, o responsável pela transmissão é o mosquito Haemagogus. As doenças podem ser diferenciadas de acordo com alguns sinais, duração dos sintomas e complicações, já que os vírus são diferentes.

Embora a transmissão do mayaro aconteça pelo mosquito do gênero Haemagogus, acredita-se que o vírus possa adaptar-se ao ambiente e está sob investigação a possibilidade de ele também ser transmitido pelo Aedes aegypti, já que casos de infecção foram verificados em cidades.

Alguns sinais e sintomas que podem diferenciar as quatro doenças são:

Manifestações clínicas Chikungunya Zika Dengue Mayaro
Febre X X X X
Dor de cabeça X X X X
Manchas vermelhas na pele X X X
Dores musculares X X X X
Dores nas articulações X X X X
Inchaço nas articulações X
Dor nos ossos X X
Olhos vermelhos X X
Dor ao redor dos olhos X X
Coceira X X X
Sangramentos X
Mal estar X
Perda de apetite X

Além dos sinais e sintomas, é possível diferenciar as doenças pela duração das manifestações clínicas e possíveis complicações que podem surgem quando a condição não é identificada e tratada corretamente:

  • Dengue: os sinais e sintomas duram entre dois e sete dias e as complicações mais frequentes são dor abdominal, desidratação grave, problemas no fígado e neurológicos, além da dengue hemorrágica.
  • Zika: as manifestações clínicas duram entre três e sete dias e as complicações mais frequentes são microcefalia, alterações neurológicas e síndrome de Guillain-Barre, na qual o sistema nervoso passa a atacar o próprio organismo, principalmente, as células nervosas.
  • Febre Chikungunya: os sinais e sintomas da chikungunya duram até 15 dias e, assim como a infecção pelo zika, a doença pode resultar em alterações neurológicas e síndrome de Guillain-Barre;
  • Mayaro: as manifestações clínicas duram cerca de 15 dias e, até o momento, a complicação relacionada com a infecção provocada por esse vírus foi a inflamação no cérebro, chamada de encefalite.

Caso haja suspeita de infecção por qualquer um dos vírus, é importante ir ao hospital para identificá-lo e, assim, iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível.

Fonte: Metrópolis

Faça o seu comentário