Imunização é para bloqueio de doenças que retornaram
5 de agosto de 2018

Boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde mostra que o país já registra 1.053 casos confirmados de sarampo, um deles em São Paulo. Os números estão distribuídos pelo Amazonas (742), Roraima (280), além dos casos considerados no Rio de Janeiro (14), no Rio Grande do Sul (13), em Rondônia (um) e no Pará (dois). 

De acordo com o ministério, pelo menos 4.470 casos permanecem em investigação no Amazonas e 106 em Roraima. “O Ministério da Saúde permanece acompanhando a situação e prestando o apoio necessário ao Estado. Cabe esclarecer que as medidas de bloqueio de vacinação, mesmo em casos suspeitos, estão sendo realizadas em todos os Estados”, informou. 

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e Sarampo começa oficialmente em todo o Brasil na próxima segunda-feira (6) e segue até dia 31. No total, 11,2 milhões de crianças devem ser vacinadas. A meta é imunizar pelo menos 95% do público-alvo, numa tentativa de reduzir a possibilidade de retorno da pólio e a chamada reemergência do sarampo, doenças já eliminadas no Brasil. Em 2017, dados preliminares apontam que a cobertura no Brasil foi de 85,2% na primeira dose contra o sarampo (tríplice viral) e de 69,9% na segunda dose (tetra viral). 

Todas as crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos devem ser levadas aos postos de vacinação, independentemente da situação vacinal. (Com informações de Agência Brasil)