O Ministério da Saúde quer melhorar cada vez mais o padrão de qualidade do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Para isso, os profissionais que fazem parte de uma equipe de saúde (médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem, agentes de saúde bucal e comunitários de saúde), que cuidam da saúde dos brasileiros, são acompanhados e avaliados.

Foram analisados, também, a infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde, os equipamentos, a disponibilização de medicamentos e a satisfação do cidadão. As equipes que oferecem melhorias na qualidade do atendimento recebem mais recursos do governo federal. Ou seja, quanto melhor for o desempenho, mais incentivos financeiros serão repassados.

Os incentivos financeiros e as avaliações ocorrem por meio do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), criado em 2011. Ao todo foram entrevistadas 16.127 equipes que trabalham em 15.095 UBS e mais de 65 mil cidadãos.

Foi implantado também o Programa de Requalificação das Unidades Básicas de Saúde (Requalifica UBS) que estabeleceu incentivo financeiro federal para construção, reforma e ampliação de unidades. Para subsidiar a elaboração deste programa foi realizado o Censo das UBS, que visitou 5.511 municípios brasileiros, nos quais avaliou-se a infraestrutura de 37.690 Unidades Básicas de Saúde com objetivo de levantar informações para melhorar os serviços da Atenção Básica.

Em 2012 o Município de Seropédica aderiu ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), com a adesão a este programa o Município de Seropédica reformulou todo o atendimento na Atenção Básica (Estratégias de Saúde da Família), buscando principalmente alcançar os objetivos previstos pelo PMAQ, que é oferecer um serviço de qualidade a população. Nos anos seguintes 2013 e 2014 o Município foi avaliado por uma equipe do Ministério da Saúde em parceria com a FIOCRUZ, esta avaliação foi realizada em todos os Municípios que aderiram ao PMAQ (5.511), e dependendo da avaliação, os Municípios que estavam realizando o trabalho dentro dos parâmetros preconizados pelo PMAQ foram contemplados com um valor mensal para cada equipe e a distribuição de equipamentos. Seropédica aderiu com 100% das equipes de Estratégias de Saúde da Família(ESF), e no ano de 2015 os Municípios que obtiveram avaliação favorável nos anos anteriores estarão recebendo computadores e impressoras para implantar “À ESTRATÉGIA QUALISUS PARA IMPLANTAÇÃO DO E-SUS AB”.

Somente 486 municípios (do total de 5.511 em todo o Brasil) das 15 regiões do QUALISUS-Rede foram contemplados através dos parâmetros estabelecidos a partir do CENSO das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de 2012. O CENSO fez parte de um instrumento de coleta de dados para a avaliação externa, que compõe o PMAQ e que pode ser encontrado no link:

http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/documentos/instrumento_coleta_avaliacao_externa.pdf

No Estado do Rio de Janeiro somente 12 Municípios (dos 92), entre eles Seropédica, foram avaliados favoravelmente e contemplados com computadores, impressoras, com a implantação de prontuário eletrônico, capacitação e orientação dos profissionais de saúde.

Segundo o Secretário de Saúde Marcus Baroni o recebimento dos equipamentos é a prova da avaliação positiva dos serviços de saúde ofertados, e que o Ministério da Saúde acredita no trabalho realizado pela secretaria de saúde no Município, esta conquista não é somente mérito da secretaria mais também das equipes de saúde que atendem a população de Seropédica; Seropédica receberá 85 computadores e 15 impressoras.

O Prefeito Alcir Martinazzo enfatizou que até o final de seu mandato Seropédica estará totalmente equipada na área de Saúde, o que irá proporcionar um atendimento digno aos Munícipes, onde estaremos cuidando da saúde e não da doença.

Estrategia saúde familia