Você se sentiria mais feliz com alguns quilos a menos? Se sim, confira aqui várias formas para queimar gordura corporal e alimentos que ajudam no processo

Quer saber como queimar gordura corporal?

mulher beliscando gordura corporal

Queimar gordura corporal, ficar mais saudável e feliz com o próprio corpo é uma meta que qualquer um de nós pode alcançar. Claro, o que funciona para beltrano, nem sempre dá certo para sicrano. É por isso que você encontra diferentes estratégias que favorecem o emagrecimento.

Conhecer diferentes orientações que realmente servem para perder peso, inclusive, os alimentos potenciais para isso, é um benefício de grande valor. Por esse motivo, você está convidado a ver uma seleção de métodos usados por quem já conseguiu se livrar do excesso de gordura no corpo. Acompanhe!

Como queimar gordura corporal rapidamente

Alimentos saudáveis, garrafa, haltere, colchonete, tênis esporte e balança de peso corporal .

Queimar gordura está intimamente relacionado a um treino eficaz combinado com uma alimentação balanceada. No entanto, a escolha de determinadas maneiras de fazer exercícios e alimentos permite que a perda de peso aconteça mais rapidamente. Então, confira essas dicas de como acelerar o gasto calórico, na sequência:

Comer mais proteína

Existem várias razões para você incluir mais proteínas nas suas refeições. Proteínas protegem e constroem músculos, que gastam mais calorias por dia. A sensação de satisfação ao comer aparece facilmente, assim você controla o apetite e a ansiedade.
Além disso, o corpo precisa de mais energia para digerir proteínas.

Portanto, alimentos como carnes, peixes, legumes, ovos, leite e nozes são essenciais para queimar gordura corporal. O consumo de proteínas combinado com as outras estratégias desse texto faz emagrecer rapidamente.

Consuma gorduras saudáveis

Você sabia que certo tipo de gordura faz você ganhar menos peso? Sim, os ácidos graxos monoinsaturados, gorduras mono e poli-insaturadas aumentam alguns quilos no corpo, porém de maneira limitada. Em outras palavras, consumir esse tipo de gordura beneficia o organismo e ao mesmo tempo facilita o emagrecimento.

Portanto, consumir alimentos como azeite de oliva extravirgem e peixe será a melhor solução para perder peso e queimar gordura de forma saudável, sem prejudicar o organismo. Outras opções são abacate, azeitonas, nozes e sementes. Eles também fornecem nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo.

Treine com cargas maiores

Quanto mais intensidade você colocar em um treinamento, maior será a probabilidade de desenvolver músculos. Existe o mito de que levantar menos carga e fazer mais repetições traz melhor resultado. No entanto, a verdade é que fazer exercício do jeito certo com o peso ideal produz massa muscular rapidamente.

Assim, treinos realizados com altas cargas e poucas repetições, no médio prazo, permite queimar gordura corporal através da construção e tonificação de músculos. Claro que, antes de qualquer coisa, você deve considerar sua condição física e gradativamente, acrescentar pesos maiores aos exercícios.

Faça pausas menores entre as séries

Se quando você treina, mal consegue pronunciar palavras sem perder o fôlego, então você está no caminho certo. Isso significa que o exercício é intenso e você está alcançando o limite para queimar gordura corporal. Períodos mais curtos de descanso (entre 30 a 45 segundos) promovem o crescimento muscular.

Geralmente, é recomendado que as pausas sejam de 1 a 5 minutos, porém intervalos menores maximizam a hipertrofia dos músculos. Eles estimulam a liberação do hormônio do crescimento mais do que períodos longos. Para melhorar a força e eficiência nas rotinas de treino, uma boa opção é treinar com 2 exercícios intercalados.

Comece a fazer HIITs

Os exercícios cardiovasculares são sempre recomendados para perda de peso. Entretanto, os HIITs (treino de intensidade moderada e contínua) emagrecem muito mais. De acordo com estudo recente, os HIITs produzem 28% de redução de gordura corporal quando comparados com os cardiovasculares.

Isso em grande parte se explica pela intensidade com que você treina em cada intervalo de HIITs. Além do mais, o descanso incompleto ou recuperação imparcial gera maior diminuição no consumo de oxigênio e isso permite queimar o tecido adiposo que fica na sua barriga rapidamente.

Consuma mais alimentos termogênicos

Alimentos termogênicos são aqueles que provocam uma reação de calor no organismo e como consequência desse processo, o metabolismo basal aumenta durante a digestão. Quando isso acontece, o corpo passa a queimar calorias das reservas de gordura. Além disso, há mais gasto de energia para manter a temperatura corporal adequada.

Um desses alimentos é o café puro preto. Graças à cafeína que ele contém, ele consegue estimular essa reação, desde que consumido com moderação. Outras opções como o chá verde, canela, pimenta de Caiena, pimentão e pimenta também produzem esse efeito.

Comece a fazer exercícios de peso livre

Uma das maneiras mais sutis de queimar gordura corporal é usar o peso do próprio corpo para completar um treino de alta intensidade, em menos de 30 minutos. Um exercício de força não se trata apenas de barras, discos ou halteres. O vigor que existe na fibra muscular pode interagir com um objeto ou não.

Qualquer instrumento, que provoque resistência externa que o sistema neuromuscular tenha que superar, é suficiente para gerar a diminuição de calorias. Então, exercícios como flexões, agachamentos, levantamento de terra, entre outros também são ótimos para deixar seu corpo definido.

Sempre tenha uma boa noite de sono

Dormir 8 horas por noite permite que seu organismo consiga queimar o dobro de gordura do que quando você dorme apenas 5 horas. Então, evidentemente, toda a dedicação que você dá a sua dieta alimentar fica comprometida, caso você não dê o merecido descanso ao seu corpo.

Quando o sono é restrito, a quantidade de grelina aumenta. Esse hormônio estimula a fome e diminui o gasto de energia. Além disso, a grelina promove a retenção de gordura. Portanto, sem uma noite tranquila de repouso, você precisa se esforçar em maior quantidade para deixar seu peso saudável.

Consuma bebidas mais saudáveis

A água é uma bebida com zero caloria. Ela aumenta a sensação de saciedade e elimina a retenção de líquido. Como nem todo mundo gosta de água pura, acrescentar um pouco de limão gera uma bebida de sabor diferente, que também emagrece. Basta ingerir 35 ml para cada quilo corporal para obter resultados.

O chá verde é outra bebida que não pode faltar quando se fala em queimar calorias. Vários estudos mostraram que a catequina presente nesse chá acelera o metabolismo. Isso é muito útil para perder gordura corporal. Por fim, combinar exercícios com água de coco é outra boa maneira de hidratar e não ganhar peso.

Tenha mais fibra em sua dieta

As fibras ajudam a atingir uma redução calórico ao estimular a saciedade. Em outras palavras, elas diminuem sua fome, você come menos e queima mais gordura corporal, principalmente a que fica alojada na barriga. É por essa razão que muitas vezes se recomenda ingerir alimentos com alto teor desse nutriente.

Por falar em alimentos ricos em fibras, algumas das alternativas que você tem são grãos integrais em vez de refinados, frutas e vegetais frescos, nozes, leguminosas e sementes. Eles são boas fontes para atingir a meta de 25 a 30 gramas por dia. Assim, inclua fibras tanto nas refeições normais como lanches.

Diminua o consumo de carboidratos refinados

A maioria de nós come mais carboidratos refinados do que deveria. No entanto, quando uma pessoa para de se empanturrar de macarrão, arroz ou doces percebe rapidamente o efeito que isso tem na saúde e no peso . Ao substituir carboidratos refinados por vegetais, proteínas e gorduras saudáveis, as calorias consumidas diminuem.

Isso força o corpo a queimar a gordura armazenada para obter açúcar que ele não obtém mais dos carboidratos. Basta eliminar o arroz, as massas e os doces da alimentação para ver como se perde peso em muito pouco tempo. Se você combinar com as outras indicações dadas aqui, terminará com uma silhueta bonita e saudável.

Tenha o café na sua dieta

Já foi dito que o café estimula uma reação termogênica no organismo, mas essa bebida tem mais potencial. Além disso, ele tem baixas calorias, é diurético, reduz a fadiga e nos mantém alerta. No entanto, uma das suas melhores qualidades é que favorece a queima de gorduras e a aceleração do metabolismo.

A explicação para isso acontecer está no fato do café diminuir o apetite, pois a cafeína “engana o cérebro” para que você não sinta fome. A consequência disso, como você já deve supor, é que queimar a gordura corporal será mais fácil. Entretanto, evite excessos, tome no máximo 4 xícaras pequenas de café por dia.

Adicione probióticos em sua alimentação

Você já ouviu falar que probióticos regulam a flora intestinal? É isso mesmo, alimentos que contém microrganismos conhecidos como probióticos reforçam a saúde do seu estômago, protegendo e facilitando a digestão do que você ingere. Apenas isso já é ótimo para queimar um pouco de gordura corporal.

Entretanto, como se não bastasse, eles podem intervir na regulação do apetite e na produção da saciedade. Também participam das funções de digestão, absorção e metabolismos de nutrientes. Por essas razões, os probióticos são fundamentais para o controle de peso e o equilíbrio energético.

Ingira alimentos ricos em ferro

O ferro proporciona ao organismo queimar calorias, porque possui a vitamina B12, que é essencial para converter gordura em energia, e vitamina B3, que também ajuda a eliminar alguns quilos extras. Portanto, quando você consome alimentos como lentilha ou feijão fornece nutrientes para o processo de emagrecimento.

Após comer feijão ou lentilha você ainda experimenta uma sensação de saciedade e com isso ganha mais uma vantagem para perder peso. Na falta deles, há outras opções como espinafre, leguminosas, sementes de abóbora, quinoa, brócolis etc. Assim, você pode variar o cardápio da melhor maneira que convier.

Alimentos que ajudam a queimar gordura corporal

A maioria dos especialistas em nutrição recomenda uma combinação de alimentação saudável e exercícios para queimar gordura corporal. No entanto, existem alguns alimentos que são especialmente indicados para colocar numa dieta para emagrecer. Então, a seguir estão alguns alimentos que potencializam o emagrecimento. Veja!

Banana

Cacho de bananas sobre a mesa.

 

O consumo regular da banana tem se mostrado excelente para o sistema digestivo, pois melhora a capacidade de absorção de nutrientes e favorece a eliminação dos resíduos que permanecem alojados no cólon. Cada porção contém entre 100 e 108 calorias, o equivalente a 17,5 gramas de carboidratos complexos.

A banana é um alimento muito completo do ponto de vista nutricional, pois contém potássio, fibras, antioxidantes e açúcares naturais que fornecem energia para melhorar o desempenho físico e mental. Isso tudo é importante, pois é o que seu corpo precisa para aumentar o gasto energético e queimar gordura corporal.

Farelo de aveia

Farelo de aveia na tigela.

 

O farelo de aveia, por conter todos os benefícios da aveia integral, é uma ótima fonte de vitaminas, fibras e outras propriedades que intensificam a queima de gordura com muita facilidade. Absorver esses nutrientes, logo pela manhã, faz com que você possua uma energia considerável para os treinos.

O farelo de aveia é formado pelo revestimento externo do grão de aveia. Ele contém todas as vitaminas, minerais e proteínas que se retiram da aveia. Assim, grande parte dos nutrientes permanece no farelo diferente do que ocorre com cereais refinados, que perdem metade dos benefícios no processo de refinaria.

Frutas cítricas

Diversas frutas cítricas frescas sobre a mesa de madeira.

 

Diferentes frutas cítricas trabalham para sua estrutura física queimar gordura, e de maneiras distintas. Por exemplo, a toranja ajuda reduzindo a quantidade de insulina no corpo. Níveis baixos desse hormônio criam menos ânsias de comer. A partir daí, a ingestão de alimentos diminui e estimula a redução de calorias.

As laranjas e nectarinas estão envolvidas numa dieta de emagrecimento, porque proporcionam vitamina C. A perda de peso é produzida pelo aumento do metabolismo e pela queima de gordura. Contudo, esses processos serão incompletos se houver a falta da quantidade ideal de vitamina C.

Azeite extra virgem

Azeitonas em tigela de vidro e azeite de oliva extra virgem.

 

Consumir azeite de oliva em uma dieta balanceada, substituindo a ingestão de gorduras saturadas por gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas traz muitos benefícios para o corpo. Com esse alimento, é possível reduzir as gorduras inúteis que tendem a se acumular tanto nas nádegas como no abdômen.

O azeite extravirgem fornece ácidos graxos mais saudáveis, antioxidantes naturais e vitamina E. Isso significa que ele é um aliado para queimar gordura corporal, desde que você não se empanturre com esse alimento. Use poucas quantidades tanto em frituras como em saladas.

Iogurte

Saboroso iogurte caseiro na tigela na mesa de madeira.

 

Ao consumir iogurte desnatado, é possível regular a produção de um hormônio chamado cortisol e que é responsável pelo seu estresse. Como o nervosismo é uma das causas do acúmulo de gordura corporal quando você come esse alimento diminui as chances de aumentar seu peso.

Além disso, iogurte é essencial para manter uma flora intestinal em perfeito estado, pois contém bactérias benéficas para o organismo. Isso serve para você fazer uma digestão muito melhor e assimilar os nutrientes de forma correta. Junto a esses benefícios, há o fato de ser uma das melhores opções para matar a fome.

Abacate

Abacates maduros em uma cesta.

 

Embora rico em teor de lipídios que levam ao aumento do peso corporal, ainda assim, o abacate é indicado para integrar uma dieta para emagrecer. Existem vários estudos científicos que afirmam que ele é útil para queimar gordura devido ao grande poder de saciedade que apresenta.

Graças ao alto teor de fibra alimentar que possui e a presença de gorduras insaturadas em seu interior, o abacate é um alimento que não pode ser ignorado. Consumir uma banda de abacate, no meio da manhã, pode reduzir o apetite quase pela metade algumas horas após o almoço.

Aproveite as dicas e queime a gordura corporal rapidamente!

Indivíduos se exercitando na academia.

 

Você pode experimentar quantas estratégias quiser, até encontrar a que realmente traga resultados efetivamente. Combinando várias técnicas você irá queimar gordura corporal rapidamente, fortalecer os músculos e ter um corpo sadio. É muito importante eliminar alguns quilos excedentes.

O excesso de peso aumenta o risco de desenvolver problemas de saúde no longo prazo que reduzem a expectativa de vida, como diabetes e doenças cardiovasculares, por exemplo. Contudo, você pode começar a melhorar a sua saúde, escolhendo os alimentos e tipos de exercícios que fazem bem para você!

 

Autor deste artigo

É bom viver… Eu me interesso por tudo que faça a vida ser melhor.
A principal delas é a escrita que oferece muita alegria, com poucos recursos.