Arroz integral emagrece? Descubra vantagens e desvantagens em relação ao branco

0
66

Veja como o arroz integral pode te ajudar na manutenção da sua saúde no dia a dia.

O arroz integral é um velho conhecido da população brasileira. Nos últimos anos muitas pessoas passaram a buscar esse cereal com o objetivo de cuidar da saúde e até estimular a perda de peso. Mas será que o arroz integral emagrece?

De acordo com alguns estudos recentes, esse tipo de arroz pode realmente ajudar na perda de peso. Mas esse não é o único benefício de consumir o arroz integral. Por isso separamos 5 vantagens do cereal para você.

1 – Ajuda na perda de peso

O arroz integral é um dos famosos alimentos usados para perda de peso. Ele é rico em fibras alimentares que ajudam a nos manter satisfeitos por mais tempo, portanto, escolher alimentos ricos em fibras pode nos ajudar a consumir menos calorias em geral.

 

Substituir o arroz branco pelo integral também pode ajudar a reduzir a gordura da barriga. Diferentes estudos sugerem que as pessoas que comem mais arroz integral pesam menos do que aquelas que comem arroz branco. As pessoas que consomem o arroz integral também apresentam um índice de massa magra mais elevado do que aquelas que consomem o branco.

2 – Controla o nível de açúcar no sangue

O arroz integral é a melhor opção para controlar o açúcar no sangue naturalmente. Basta incluir esse carboidrato em sua dieta. Um índice glicêmico baixo significa que o alimento que você consome digere mais lentamente e não faz com que o açúcar no sangue aumente depois da alimentação.

Estudos mostram que, ao comer três porções por dia de grãos integrais, como arroz integral, você pode reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2 em até 32%.

O arroz integral contém ácido fítico, fibras e polifenóis essenciais que ajudam na liberação mais lenta de açúcares, mantendo-nos saudáveis.

3 – Regula o sistema digestivo

O arroz integral é um alimento básico útil que pode ser facilmente adicionado à dieta diária para otimizar o sistema digestivo. As fibras presentes no arroz integral ajudam a regular os movimentos intestinais e a manter os movimentos intestinais regulares. Eles têm excelentes resultados para curar colite e constipação.

4 – Controla os níveis de colesterol

É uma ótima escolha para muitas pessoas porque contém um baixo nível de colesterol. O óleo presente no arroz integral é conhecido por reduzir os níveis de colesterol ruim (colesterol LDL) em grande medida. A fibra do arroz integral se liga ao colesterol no sistema digestivo e ajuda na sua excreção.

5 – Neuroprotetor eficaz

O arroz integral ajuda a reduzir o risco de disfunção cognitiva e distúrbios neurodegenerativos. Ele é rico em fibras que reduzem os níveis de colesterol conhecido por aumentar o risco de doenças neurodegenerativas.

Esse arroz pode ajudar a reduzir o colesterol, substituindo-o por nutrientes mais saudáveis, como fibras. Também é benéfico no tratamento de várias doenças, como Parkinson ou Alzheimer. Estudos indicam que os nutrientes presentes no arroz integral também ajudam a curar a depressão, ansiedade ou estresse.

O arroz integral funciona surpreendentemente na depressão pós-parto. O consumo desse arroz mostrou resultados positivos em nutrizes para melhorar o humor perturbado, estágios de depressão e fadiga.

Consumir arroz integral pode trazer benefícios que vão muito além da perda de peso. Com ele, é possível tratar e prevenir problemas de saúde a longo prazo.

Fonte: Edital Concursos Brasil