7 curiosidades incríveis e surpreendentes sobre o corpo humano

0
67

Conheça algumas curiosidades do corpo humano que vão surpreender qualquer pessoa. Embora seja algo normal e desejável, pode ser que algum detalhe soe bem nojento.

O organismo é um lar de funções incríveis que são capazes de sustentar a vida. Porém, existem algumas curiosidades do corpo humano que podem ser realmente surpreendentes. Confira algumas delas logo mais abaixo.

1 – Mecanismo de degustação

O corpo conta com 8 mil papilas gustativas, cada uma com 100 células que ajudam a sentir o gosto das comidas. Todos os tipos de sabores podem ser sentidos desta maneira. Cheiros, texturas e até a temperatura dos alimentos ajudam a sentir o sabor deles. A língua interage com as moléculas da comida para que seu gosto possa ser percebido.

2 – São quase 40 mil litros de saliva em uma vida

Uma pessoa comum costuma produzir quase 40 mil litros de saliva ao longo de toda a sua vida. Essa quantidade seria suficiente para encher 500 banheiras de saliva, ou de “cuspe”. Se você achou nojento, tudo bem, mas saiba que a saliva é composta por 99% de água e 1% de proteínas. Essa é uma das curiosidades sobre o corpo humano.

3 – Curiosidades do corpo humano: você é mais alto de manhã

Poucas pessoas sabem disso, mas todo mundo é quase 1 centímetro mais alto quando acorda pela manhã. Isso acontece porque a cartilagem entre os ossos da coluna relaxa da compressão que sofre durante o dia. O corpo fica mais esticado.

4 – Você se movimenta, sem perceber

Se uma pessoa adulta caminhar cerca de 12 horas todos os dias poderia levar 690 dias para dar a volta ao redor do mundo. Tome muita água e coma alimentos de qualidade, além de manter o descanso em dia.

5 – Um ano “como rei”

Uma pessoa costuma ficar, em média, um ano inteiro sentada no “trono”, ou seja, no vaso sanitário. Por isso, quem lê enquanto faz o número dois, seria como se passasse um ano inteiro lendo ao longo da vida.

6 – Muco demais

O nariz saudável de um ser humano pode gerar até uma xícara de muco todos os dias. Poeira e microrganismos são expulsos do corpo por meio das vias aéreas ou acabam sendo absorvidos pelo corpo humano.

7 – Quantas piscadas você dá por dia?

Outra das curiosidades do corpo humano está no número de piscadas que cada pessoa é capaz de fornecer. Os olhos piscam, em média, 20 vezes por minuto, o que soma 10 milhões de vezes em apenas um ano. A piscada dura 200 milésimos de segundos.

Fonte: Edital Concursos Brasil