30 doenças sérias que podem aparecer por causa das suas Emoções

0
74

Controle melhor o seu lado emocional.

Você sabia que causas emocionais podem gerar doenças sérias na sua vida? O que muitas pessoas não sabem é que as questões emocionais interferem muito na qualidade de vida.

Uma das grandes causas mais perigosas de doença é invisível, intangível e quase imensurável por causa das alterações emocionais é a depressão. Além da depressão, existem muitas outras doenças que podem destruir sua qualidade de vida.

Foi pensando nisso que selecionamos algumas doenças sérias que podem aparecer por causa das suas alterações de emoções. Aproveite essa oportunidade para evitar desenvolver doenças mais graves.

São vários os problemas de saúde por causa das nossas alterações de emoções. Muitas pessoas sofrem com as consequências de não saber lidar com as circunstâncias da vida, mudando assim a qualidade de vida. Veja a seguir algumas dessas doenças.

1 – Infecções

Muitas pessoas sob pressão emocional crônica podem ser mais propensas a adoecer por infecções e outras causas de doenças relacionadas ao mau funcionamento do sistema imunológico do corpo.

2 – Resfriados

As alterações emocionais podem  bloquear muitas das defesas da resposta imune do seu corpo, consequentemente, afetando o seu sistema imunológico em algumas doenças.

3 – Insônia

As alterações de emoções podem e muito afetam o sono, a verdade é que isso é um problema comum a todos em um ponto ou outro.

Isso porque as pessoas que já têm problemas ao dormir durante a noite, as alterações das emoções podem piorar muito as coisas.

4 – Câncer

As alterações emocionais podem contribuir para o risco de câncer e, principalmente, para a progressão de outros tipos de doenças relacionados ao modo como as pessoas lidam com as emoções.

5 – Alzheimer

São várias as pesquisas em animais que demonstraram que a alteração nas emoções tem o poder de promover a progressão da doença de Alzheimer.

doenças sérias por causa das emoções

6 – Depressão

Não é novidade para ninguém que as alterações de emoções quando não tratadas corretamente podem causar depressão e outros tipos de problemas de saúde relacionados à mente.

Eventos estressantes da vida estão ligados a sintomas de depressão e transtorno depressivo maior em pessoas que não sabem lidar com as emoções.

7 – Doença cardiovascular

A alteração dos sentimentos e emoções tem sido associada a doenças no coração com muito frequência, sem mencionar outros tipos de ataques, como:

  • Hipertensão;
  • Aterosclerose;
  • Mortalidade cardiovascular.

Acredita-se que o estresse crônico compele o sistema nervoso simpático a trabalhar horas extras. 

8 – Diabetes

As emoções descontroladas afetam as pessoas com diabetes tipo 2 de várias formas. São várias as pessoas que apresentam aumento da diabetes por causa das alterações emocionais.

9 – Pressão alta

Vários estudiosos da área há muito suspeitavam que as pessoas que não sabem lidar com alterações emocionais apresentam um risco maior de pressão alta e problemas no coração. 

10 – Asma

Uma pesquisa comprovou como o estresse dos pais afetou os níveis de asma de crianças que também foram expostas à poluição do ar. 

doenças sérias por causa das emoções

11 – Obesidade

Muitas pessoas com distúrbios alimentares têm a capacidade de quando bater a crise emocional se empanturrar de comidas, mesmo sem fome, consequentemente, aumentando a taxa de obesidade.

12 – Aumento da glicose

O que muitas pessoas não sabem é que as alterações das emoções podem afetar assim os níveis de glicose no corpo. As pessoas com impulsos alimentares por causa das emoções amam afogar as mágoas em doces.

13 – Dores de cabeça

As alterações emocionais têm o poder considerado de alarmar gatilhos mais comuns para dores de cabeça quando não bem tratado.

14 – Crises de ansiedade

O que muitas pessoas não sabem é que a ansiedade descontrolada pode danificar e muito a saúde do corpo e da mente também. Por isso, é essencial para uma qualidade de vida boa saber lidar com os estresses e crises de ansiedade.

15 – Problemas gastrointestinais

Aqui está uma coisa que a alteração emocional descontrolada não faz: não causa úlceras. Por outro lado, esse tipo de problema em lidar com as emoções podem agredir e gerar problemas gastrointestinais.

16 – Lesões cerebrais

Uma pesquisa detalhada em animais comprovou que a alteração emocional de forma descontrolada pode piorar a doença de Alzheimer, assim, fazendo com que suas lesões cerebrais se façam mais rapidamente.

17 – Envelhecimento acelerado

Na verdade, existem várias evidências de que a alteração descontrolada das emoções pode afetar a forma como você envelhece. 

18 – Morte prematura

Uma pesquisa analisou os efeitos das alterações das emoções na saúde estudando cuidadores de pessoas mais velhas cuidando de seus cônjuges.

A verdade é que as pessoas que estão naturalmente sob muito estresse e outros transtornos emocionais têm menos chance de viver mais.

19 – Transtorno de ansiedade social

Esse tipo de transtorno envolve um medo que paralisa as pessoas em situações sociais e de ser julgado a ponto de ser humilhado por outras pessoas. Essa grave ansiedade social pode deixar a pessoa envergonhada e sozinha.

doenças sérias por causa das emoções

20 – Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT)

Diferente de outros tipos de transtornos, esse se desenvolve após uma pessoa vivenciar algo traumático. O fato é que os sintomas podem começar imediatamente ou ser protocolados durante anos.

A verdade é que as causas comuns incluem desastres naturais ou um ataque ao corpo, deixando assim a pessoa vulnerável e outros tipos de doenças relacionadas às emoções.

21 – Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC)

As pessoas com esse tipo de transtorno podem se sentir sobrecarregadas demais com o desejo de realizar rituais específicos repetidamente.

Assim como experimentar pensamentos indesejados que podem ser angustiantes para quem sofre com esse problema de saúde.

22 – Dificuldades para respirar

Quando não bem tratado, a alteração de emoções em crianças pode fazer crescer a asma e outros problemas respiratórios.

23 – Fobias

As doenças sérias causadas por alterações emocionais inclui a fobia, como, por exemplo:

  • Medo de espaços apertados (claustrofobia);
  • Medo de altura (acrofobia).

24 – Síndrome do Pânico

O que muitas pessoas não sabem é que muitas alterações emocionais podem causar ataques de pânico, sentimentos espontâneos, como crises de ansiedade, terror ou morte iminente.

Você precisa entender que os sintomas do seu corpo incluem palpitações cardíacas, dores no peito e até falta de ar quando os sentimentos e emoções não são tratados corretamente.

25 – Alergia

Muitas pessoas têm sintomas alérgicos por causa das alterações nas emoções. Uma coisa que muitas pessoas não percebem, mas que é um grande sinal de desequilíbrio emocional.

doenças sérias por causa das emoções

26 – Anemia

Por incrível que pareça, a anemia está ligada à falta de confiança em si mesmo, resultando assim em alguns problemas de saúde por causa das emoções.

27 – Problemas na bexiga

São várias as pessoas que apresentam dores e problemas na bexiga por causa das alterações de humor e outros efeitos emocionais do corpo.

28 – Bulimia

A verdade é que o ódio e a raiva de si mesmo podem prejudicar a qualidade de sua vida e saúde. Esse tipo de alteração emocional pode gerar em você bulimia.

29 – Problemas na coluna

É difícil de acreditar, mas as suas alterações de emoções podem está ligadas as suas alterações emocionais.

30 – Doenças do fígado

Nunca desenvolva o hábito de guardar rancor e raiva de outras pessoas, pois isso pode prejudicar sua saúde.

Você gostou de saber mais sobre como algumas doenças são geradas por causa das emoções? Então não perca mais tempo e compartilhe com os seus amigos e familiares. Aproveite!

Fonte: Awebic