Neste sábado 25 de julho, comemoramos o Dia Internacional da Agricultura Familiar

A agricultura familiar realmente é um importante pilar para a economia de nosso município e do Brasil, prova disso é que este setor produz cerca de 80% dos alimentos que chegam à mesa da população, através das feiras livres e supermercados e quitandas.

Em Seropédica temos um número expressivo de pessoas que tiram o sustento da família através do pequeno plantio em sua residência, gerando emprego e renda. 

Nunca é demais lembrar aos nossos leitores que as grandes propriedades rurais são voltadas para produção de commodities, grãos que abastecem as indústrias e o mercado externo. Em outras palavras, trata-se da monocultura, o que é prejudicial para o solo e, consequentemente, para o meio ambiente devido ao uso de uma quantidade muito grande de agrotóxicos. 

Já na agricultura familiar não. A produção é diversificada, realizada em pequenas propriedades, voltada para o mercado interno e com pouco ou nenhum uso de defensivos agrícolas. Outra característica vantajosa é que esse segmento da economia agrícola não emprega uma grande quantidade de maquinários, algo mais comum nas grandes propriedades, o que acaba evitando a substituição do trabalhador do campo pelos equipamentos.

Um plantio que temos como exemplo é a horta da família de Michelle Cespedes da Silva, produtora de Agricultura familiar orgânica (Horta 42), que além de produzirem mudas de hortaliças para agricultores replantarem, eles vendem o produto final na Feira Livre do km 40, que são realizadas aos domingos de 6 as 14 horas, na Rua Rita Batista no Km 40 em Seropédica. 

Para saber mais sobre a Horta 42
No Whatsapp : 97133-4675/97143-7162/98944-0596.
Rua Darida de Jesus n° 10 km 42 Bairro Jardins Seropédica

Faça o seu comentário