Curso de RAD aborda módulo sobre sementes, mudas e inoculantes

Teve início nesta terça-feira, 2 de fevereiro, o segundo módulo do curso de recuperação de áreas degradadas (RAD) promovido pela Embrapa Agrobiologia (Seropédica/RJ), desta vez com a temática Sementes, mudas e inoculantes: teoria e prática. A atividade será realizada em dois dias, para duas turmas diferentes – hoje e em 4 de fevereiro.
 
Nesse módulo, os pesquisadores Juliana Freire, Alexander Resende, Sergio Miana de Faria e Eliane Ribeiro e a analista Juliane Fontana abordam temas como a legalização da atividade de coleta de sementes e de produção de mudas, a organização do setor florestal, a colheita de sementes em áreas protegidas, a seleção de árvores matrizes para restauração ambiental e o manejo de sementes florestais. Também são abordadas as práticas de inoculação de bactérias fixadoras de nitrogênio e de inoculação de fungos micorrízicos, entre outros tópicos.
 
O curso é voltado para representantes de secretarias municipais de diversas cidades do Rio de Janeiro, empresas ligadas à recuperação ambiental e instituições diversas, a exemplo da Emater-Rio, do Incra, da Cooperativa Cedro e do Inea, que já haviam participado do primeiro módulo. A intenção, segundo o pesquisador Sérgio Miana, que organizou o escopo dos cinco módulos do curso – que se estende até abril –, é formar multiplicadores e estimular a transferência de tecnologia e conhecimento.
 
Sobre o curso
 
O curso de recuperação de áreas degradadas, produção de mudas e adequação ambiental de propriedades rurais foi estruturado em cinco módulos, com o objetivo de contribuir para a capacitação de quem lida cotidianamente com o setor, conferindo qualidade técnica na implementação do Cadastro Ambiental Rural e aumentando a oferta de capacitação de alto nível em apoio às diversas políticas públicas existentes.
 
O primeiro módulo foi realizado em dezembro e tratou do tema Restauração e adequação ambiental de propriedades rurais. Os próximos serão sobre sistemas agroflorestais (módulo 3), estratégias usadas na recuperação de áreas degradadas (módulo 4) e produção de mudas de espécies florestais nativas da Mata Atlântica (módulo 5).
 
Confira a programação completa do curso aqui.
Embrapa Seropédica
article
 

Liliane Bello (MTb 01766/GO)
Embrapa Agrobiologia

Telefone: (21) 3441-1500

 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Faça o seu comentário