“Melhor é a sabedoria do que a força, ainda que a sabedoria do pobre foi desprezada, e as suas palavras não foram ouvidas.” Eclesiastes 9:16

Do que adianta o indivíduo ser todo musculoso, forte, cheio de força, e sem sabedoria? Sem o discernimento de vida pra pratica diária da própria vida. Simplesmente não adianta de nada!

Mas é o que acontece hoje em dia, muitos confiam em seus próprios braços. Muita gente tem colocado confiança e fé naquilo que a força física pode fazer. É uma estupidez!
Mas de modo amplo, quando falo de “força”, não é tão somente a capacidade  que um músculo tem de exercer pressão sobre alguma coisa, mas qualquer coisa que eu infira uma capacidade de poder, que não seja na sabedoria, é um tipo de “força” vil que eu confio e que na verdade é falha e limitada.

Quando eu confio no dinheiro por exemplo, eu acabo por fazer dele minha “força”. Quando eu deposito fé na minha influencia, minha “força” se achará, em vão, nela. E isso não é nada sábio. Pelo contrario, é uma prova de que eu nada sei, nada conheço, e que tenho uma mente pequena, curta e limitada.

Mas aquele que deposita confiança na sabedoria, é sim, um tal fadado ao sucesso e à grandeza. Mas talvez, você esteja se perguntando se a verdadeira fonte de poder e força, e de sabedoria não esta em Deus não é? Bom, sim, de fato! Deus é sim aquele à quem todos os homens devem prestar credibilidade, fé, confiança, atenção  e louvor. O que acontece é que, quem é verdadeiramente sábio, já sabe disso! O verdadeiro exemplo de homem sábio é aquele que sabe que sua sabedoria vem Dele, do Autor da Sabedoria. Aquele que é sábio, reputa sua sabedoria e discernimento à Deus.
Mas mesmo assim as pessoas insistem em se achar sábias justamente porque confiam naquilo que é palpável e tangível. Um total contraditório e uma prova da ignorância.
É como um cavalo, cheio de força e poder, mas é domado por apenas um negocio de nada que fica na cara dele, e então o seu montador, faz o que quiser com ele. Ele tem força, mas é irracional!
Muitos estão assim, como cavalo, sendo domados por qualquer coisa. E são fortes demais!  Permanecem presos a coisas pequeninas, mesmo sendo possuidores de força.

Veja o que o salmista disse uma vez:
“Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus”Sl 20:7

Ou seja,uns preferem a força do que a sabedoria. Uns loucos preferem dar créditos ao mundo material, do que ao mundo metafísico, espiritual, residido na mente e no coração. O campo das idéias é muito mais proveitoso do que o campo da materialidade.
Mas o sábio presta total confiança ao único Deus!

Conselhos são muito mais preciosos do que qualquer armamento nuclear.  Idéias e sugestões são mais úteis do que qualquer poder físico de destruição.
Salomão durante sua vida incentivou a nações a buscarem a sabedoria!
Nada como você ter um discernimento daquilo que esta por detrás de algo que aparenta uma coisa e não é. Isso é resultado de sabedoria. Com a sabedoria você consegue obter qualquer informação, dificilmente as coisas ficam ocultas àqueles que cultivam a sabedoria.

Busque sabedoria!
Exercite sua mente!

A força bruta nunca foi a solução pra nada. Todas as batalhas, guerras, combates que já ocorreram foram possíveis por causa da força, e pela falta de sabedoria milhões morreram. Pela falta de sabedoria, milhões morrem. Vivemos em uma constante guerra, um enorme combate que esta sendo travado nos quatro cantos do mundo, tudo por causa da falta de sabedoria! E em virtude do poder, da tecnologia, da força!!

Confusão, corrupção, mortes, tudo por causa da falta do discernimento!
Talvez você esteja vivendo uma vida confiante naquilo que alguma força desse mundo possa te ajudar. Quem sabe você ate agora tem confiado somente no médico para aquele seu problema de saúde. Quem sabe você tem confiado somente no advogado, aquele indivíduo com o poder da lei.

Talvez sua confiança esteja preso à sua empresa, à seus negócios e empreendimentos. Será que você porventura não esteja confiando no dinheiro? Ou naquele seu porte de arma guardado? Ha também aquele grupo que tem depositado fé na influencia que tem na mídia. Tristes realidades. Vocês precisam de sabedoria. Aquela que vem lá do Alto.

No entanto se você quiser essa sabedoria divina pra sua prática de vida , eu sei como te oferecer! Mas tem que querer mesmo! Preste atenção no que o apostolo Tiago disse:

” Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, não duvidando; pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, que é sublevada e agitada pelo vento. ”
Tiago 1:5.6

Não tem mistério! É só pedir! Que então sua força seja grande, toda ela recheada de inteligência e sabedoria.

poder do dinheiro

Um abraço e que Deus nos abençoe!
João Marques