Creio que uma das sentenças mais tristes e assustadoras que alguém pode ouvir é: “Você tem câncer”. Estas palavras trazem angústia e tristeza ao coração. Um sentimento de impotência. Embora haja um notável progresso no tratamento dessa doença, a recuperação pode ser prolongada e muito dolorosa. Para o paciente e para os que estão perto. E, infelizmente, muitas pessoas nao sobrevivem.

Um grande homem chamado Dan Richardson, um cristao fervoroso, perdeu a sua batalha contra o câncer. No entanto, ele demonstrou com seu estilo de vida, que ainda que o corpo físico fosse totalmente arrasado pela doença, o espírito poderia (e pode) permanecer vitorioso e cheio de vigor. No dia do seu funeral, um poema lindo foi distribuído:

” O câncer é tão limitado… Não pode enfraquecer o amor, nem obscurecer a esperança. Não pode corroer a fé, nem consumir a paz. Não pode destruir a confiança, nem matar a amizade. Não pode invadir a alma, nem abreviar a vida eterna. Não pode apagar o Espírito, nem diminuir o poder da ressurreição. ”

Se uma doença cruel invadiu a sua vida, não permita que ela atinja o seu espírito. De fato, o seu corpo pode ser afligido severamente e sofrer grandes dores. Porém se você tiver a confiança no amor de Deus, o seu espírito permanecera firme. Ele encontrará paz no meio da tormenta.

Um amigo meu, jornalista e também colunista, passou recentemente por essa situação complicada. Ele foi diagnosticado com câncer de próstata. Sofrimento e angústia. Desespero. Mas, todos viram seu testemunho de confiança e de alegria, mesmo em tal condição. Ele embora sofrendo, conseguiu manter um senso de alegria e de humor extraordinários. Ele não permitiu que sua alma e seu espirito fossem abatidos. E isso claramente serviu de inspiração e ânimo para todos aqueles que estão passando, e que um dia poderão passar por tal circunstancia. Hoje, ele já está bem melhor. Fez a cirurgia e está somente dando o prosseguimento no tratamento pós cirúrgico. Ele, mesmo sendo ateu, é um homem de fé. Pois ele não deixou se abater e mante-ve confiante na presença dos amigos e dos familiares, e todos aqueles que mesmo de longe torceram por ele.

O segredo é seguir vivendo. O segredo é sorrir e agradecer à Deus por tudo que Ele tem dado. Enquanto há vida, há esperança. Não desanime! Levante-se! Erga sua alma e viva. O sofrimento faz parte da vicissitude da vida. Ele nos faz ver quão fracos  e limitados somos, ao passo que também nos abre os olhos para enxergar quão grande  é a nossa fé e que ela tem poder.

cancêr sofrimento gloria

Um abraço e que Deus nos abençoe!

J.C.Marques