Prefeitura de Seropédica comemora o Mês do Meio Ambiente com apoio da Caravana da Ciência

0
31

A Prefeitura de Seropédica por meio da Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a Caravana da Ciência está realizando entre os dias 27 a 29 de junho grande Exposição de Ciências no mês que é comemorado o Meio Ambiente.

A Caravana da Ciência é um centro de ciências itinerante que percorre os municípios do Estado do Rio de Janeiro. Sua estrutura física é composta por: uma carreta especialmente adaptada (com uma porta, palco) com sala de exposições, tendas, planetário inflável, jogos e experimentos científicos interativos. O objetivo da Caravana da Ciência é oferecer aos alunos, aos professores e à população um ambiente de educação informal, onde o visitante tenha um contato lúdico, direto e dinâmico com a ciência. “O projeto foi criado devido ao status de falta de divulgação científica no Brasil. “Nosso objetivo então é levar para o interior do estado esta divulgação, popularizando a ciência através de experimentos científicos e interativos, despertando o interesse pela mesma”

A visitação, além de ser um momento de entretenimento, é uma oportunidade diferenciada onde o entretenimento inteligente alia-se com o aprendizado e a obtenção de conhecimento. Suas atividades são compostas pela exposição de experimentos, explicados por monitores, sessões de planetário, sessões de sala escura e apresentação de bancada de física.

O Projeto da Secretaria de Meio Ambiente está recebendo alunos de escolas municipais e estaduais. O evento inseriu a ciência no cotidiano dos alunos, através de experimentos científicos, dinâmicos e interativos. A Secretária de Meio Ambiente, Flávia Constantino, disse que o sucesso deste projeto é resultado da união de todos, pois “a parceria envolvendo as secretarias do nosso município e do estado do Rio de Janeiro através da CECIERJ tem tido efeitos positivos, sobretudo em relação aos projetos de educação”, concluiu a Secretária.

Durante o evento foi realizado a doação de mudas de hortaliças através da Secretaria de Meio Ambiente.

A comemoração contou com a participação da Universidade Rural (UFRRJ), CEDAE, Defesa Civil de Seropédica, Agentes de Endemias do Ministério da Saúde, Secretaria de Turismo e Cultura e SEMOP.