Pesquisa descobre água do Sol na Lua que pode impulsionar exploração no satélite natural

0
36

Pesquisa descobre água na Lua com origem em vento lunar, que pode impulsionar exploração no satélite natural e abastecimento de água.

Pesquisadores encontraram água no solo da Lua com origem de vento solar descoberto pelo Programa da Exploração Lunar Chinês.

O estudo foi realizado por pesquisadores do Centro Nacional de Ciências Espaciais da China e do Instituto de Geologia e Geofísica, que identificaram uma conexão com o vento solar (SW) e a água encontrada com a presença de proporções de deutério/hidrogênio e abundância de hidrogênio nos grãos do solo lunar.

Essa descoberta traz novas perspectivas para a exploração e permanência no satélite natural, uma vez que a água na Lua pode proporcionar vida e combustível em potencial.

.Missão Chang’e-5: pesquisa descobre água do Sol na Lua 

Diferentes das missões americanas, como Apollo da NASA, os chineses pousaram o rover Chang’e-5 em uma latitude média, ou seja, foi possível coletar amostras de basaltos lunares jovens, que têm menos de 2 bilhões de anos, e do porão basáltico mais seco.

A pesquisa realizada confirmou que as amostras coletadas são essenciais para entender a distribuição espacial-temporal e a retenção da água pelo vento solar no regolito lunar. 

Com base nos grãos dos solos lunares coletados e o conteúdo com hidrogênio em abundância, a água derivada do vento solar foi estimada em 46 partes por milhão das amostras de solo coletadas pelo Chang’e-5.

Yangting Lin et al.
Imagem ilustrativa de como a água chegou na Lua através do vento solar. – Yangting Lin et al.

A pesquisa também envolveu experimentos com aquecimento de grãos, que revelaram que o hidrogênio de origem solar pode ser preservado após o enterro, cogitando a existência de água nos solos profundos e  polares da Lua.

Esta descoberta é de grande importância para a futura utilização dos recursos hídricos da Lua. Além disso, apesar da triagem e aquecimento de partículas, é relativamente fácil explorar e usar a água contida no solo lunar.

confirmou o professor cosmoquímico Yangtin Lin.

* Com informações da Daily Express e PNAS.