Fobos: Nasa diz que lua de Marte está condenada à morte

0
85

Uma das duas luas de Marte, a Fobos, está condenada a uma morte terrível, que consiste em colidir com a superfície do Planeta Vermelho depois de um eclipse solar e, simplesmente, explodir. A previsão foi feita depois do registro de um eclipse solar da Fobos em Marte, capturado pelo rover Perseverance.

Segundo a Nasa, o eclipse que mostra Fobos passando em frente à Marte deve ajudar os cientistas da agência a entender melhor a órbita da lua e qual a relação entre sua gravidade e a superfície marciana. Porém, em comunicado, a Nasa atesta que Fobos é um satélite condenado à morte.

eclipse marte
Trânsito de Phobus em frente ao Sol registrado pelo rover Perseverance em Marte Imagem: NASA

De acordo com a Nasa, Fobos está se aproximando da superfície marciana e a colisão é inevitável, devendo acontecer em dezenas de milhões de anos. As observações de eclipses marcianos permitiram aos cientistas um melhor entendimento sobre o lento e agonizante corredor da morte da lua.

Mas uma pergunta que se faz é se a colisão de Fobos com o Planeta Vermelho terá algum impacto nos planos de alguns bilionários excêntricos que planejam colonizar Marte. Bom, como a explosão só deve acontecer em milhões de anos, a resposta é não.

Portanto, o rover Perseverance seguirá estudando a astrobiologia marciana, em busca de sinais de vida e outros dados que possam abrir caminho para uma missão humana à Marte. Além disso, esse trabalho também deve apoiar a missão Artemis, que tem o objetivo de pousar a primeira mulher na Lua da Terra.

No momento, a missão Artemis passa por alguns percalços, com atrasos e problemas na realização de testes-chave para a realização da expedição. Porém, depois da volta à Lua da Terra, o passo seguinte, naturalmente, será uma tentativa de saltar para novos destinos, ou seja, Marte.

Via: Futurism

Fonte: Olhar Digital