Ibama suspende chegada de animais a centro de triagem após morte suspeita de um Biguá
31 de maio de 2023

Cetas, em Seropédica, afirma que biguá com sintomas da doença ficou em total isolamento

Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) emitiu um comunicado nesta terça-feira (30) no qual suspende por tempo indeterminado o recebimento de animais silvestres por parte do Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres), em Seropédica. Este, aliás, é o único espaço do estado do Rio de Janeiro autorizado para a tal atividade.

A decisão ocorre depois que uma ave da espécie N. brasilianum (biguá) apresentou sinais clínicos indicativos (suspeitos) de gripe aviária em Duque de Caxias, nesta segunda (29), e foi levada ao Cetas, onde morreu na última madrugada.

O Ibama encaminhou o corpo para exames. Caso a análise confirme, este será o quarto caso de morte de ave por Influenza aviária H5N1 no Rio de Janeiro. Os outros aconteceram em São João da Barra, Cabo Frio e na Ilha do Governador. Já no Brasil, será o 14º óbito.

SINTOMAS    

Segundo o Ibama, dentre os sintomas que a ave apresentou no Cetas, estão tremores na cabeça e no corpo; dificuldade respiratória; letargia; pernas arrepiadas; asas caídas; torção de cabeça e pescoço e andar em círculos e de costas.

Apesar da suspensão da chegada de novos animais, o Ibama afirma que os que já estão no local permanecerão por lá por tempo indeterminado. Já a direção do Cetas emitiu uma nota para assegurar que a ave com suspeita de gripe aviária ficou em total isolamento: “Cabe destacar que a ave foi mantida isolada dos demais animais para evitar contágio”.

O Cetas também confirmou a veracidade de um vídeo que circula pela Internet, no qual é possível ver o biguá, possivelmente contaminado, em agonia – confira abaixo. A administração do centro só não soube informar a autoria das imagens.

Fonte: Atual

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: