Na tarde desta terça-feira (16), um incêndio atingiu a mata ciliar ao lado do Arco Metropolitano (BR 493), atingindo boa parte da Floresta Nacional Mario Xavier em Seropédica.

A fumaça atingiu o Centro de Tratamento de Animais Silvestres (CETAS), do Ibama, que é uma unidade responsável pelo manejo dos animais silvestres que são recebidos de ação fiscalizatória, resgate ou entrega voluntária de particulares.

Os Cetas possuem a finalidade de receber, identificar, marcar, triar, avaliar, recuperar, reabilitar e destinar esses animais silvestres, com o objetivo maior de devolvê-los à natureza, além de realizar e subsidiar pesquisas científicas, ensino e extensão.

O Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil da Prefeitura de Seropédica, e o Ibama passaram por um perrengue para debelar o incêndio. Vários pássaros, gambas que tinham ninhos na região morreram, um ato criminoso de quem colocou fogo na mata.

Nenhum animal veio a óbito mas serão avaliadas as próximas horas. Equipe do previfogo do IBAMA auxilia o inea, icmbio e bombeiros.

Existe um projeto em andamento para construção de um novo prédio para abrigar os animais do Cetas dentro da UFRRJ. O local onde está localizado o Centro de Tratamento de Animais Silvestres, já foi alvo da justiça para mudança de local, já que o ruído dos veículos que passam no Arco Metropolitano estão prejudicando a saúde dos animais.