Garis de Niterói e Rio sobem a serra em dia de mutirão de limpeza após temporal em Petrópolis
20 de fevereiro de 2022

Mais de 450 funcionários das duas prefeituras percorreram as áreas mais atingidas para remover entulhos e lama

Mais de 450 garis do Rio e de Niterói subiram a serra neste domingo (20) para trabalhar em um mutirão de limpeza organizado pela prefeitura de Petrópolis após o temporal da terça-feira (15).
 
Após as fortes chuvas que atingiram o município, diversas vias ficaram cobertas de lama e destroços em razão das enchentes e deslizamentos de terras. 
 
Neste domingo, os garis percorreram os bairros mais atingidos pelo temporal para retirar o acúmulo de lama e remover os entulhos deixados pela forte chuva da terça-feira passada. O mutirão de limpeza é organizado pela Frente Nacional dos Prefeitos, também com atuação da prefeitura do Rio e de Niterói. 
 
Mais de 200 trabalhadores da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) e da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) de Niterói atuaram no mutirão de limpeza. O trabalho da equipe da Clin começou pela Rua do Imperador, no Centro Histórico da cidade, e se estendeu para outros pontos da cida. Os profissionais contaram com caminhão-pipa com jato d’água, maquinário, equipamentos e ferramentas nas regiões mais atingidas pelas chuvas. 
 
Além disso, dez assistentes sociais da prefeitura de Niterói foram enviados para Petrópolis para atender as vítimas. Desde quinta-feira (17), a prefeitura informou que a Defesa Civil tem deslocado equipes diárias com engenheiros, arquitetos, geógrafos e especialistas em geoprocessamento para a cidade atingida pelo temporal. Equipes da Secretaria de Proteção Animal de Niterói também atuaram no resgate de animais na cidade imperial.
 
O prefeito de Niterói, Axel Grael, esteve presente na cidade imperial para acompanhar o trabalho da força-tarefa montada pela prefeitura de Niterói. “Além de auxiliar na limpeza das ruas, Niterói está auxiliando a Prefeitura de Petrópolis com equipes da Assistência Social, Defesa Civil e Proteção Animal para dar suporte ao trabalho de buscas e também no apoio emocional às famílias que foram afetadas por essa tragédia.
 
Estamos trabalhando de forma articulada com o prefeito Rubens Bomtempo desde o primeiro dia, e oferecemos ajuda também com projetos de recuperação da cidade”, detalhou o prefeito.
 
O presidente da Clin, Luiz Fróes, ressaltou que o momento é de solidariedade com o município vizinho e que os servidores da companhia estão prontos para cooperar. “Niterói está estendendo a mão para ajudar no que nós pudermos, assim como outros municípios também estão de mãos dadas aqui. A população de Niterói sempre é solidária. Nenhuma cidade se ergue dessa situação de guerra sem apoio. Nós estamos aqui representando aqueles que não podem vir pra cá”, afirmou Fróes.
 
A Comlurb enviou neste domingo uma equipe de 250 garis para contribuir com a limpeza das ruas mais atingidas. Eles fizeram raspagem, remoção de lama e recolhimento de galhadas para garantir a desobstrução das vias, principalmente na Rua Teresa. 
 
A companhia municipal de limpeza urbana também contou com mais 20 pessoas de apoio e diversos equipamentos e veículos, como 15 caminhões basculantes grandes, dois basculantes menores, cinco pás mecânicas, duas mini pás mecânicas, quatro pipas d’água e duas vans com equipamento para motomba, para lavagem hidráulica das vias com água de reuso, cinco conjuntos acoplados, com cesto aéreo e equipamento para remoção de galhadas, um caminhão para destoca, cinco vans de podas, 50 motosserras e motopodas.
 
Além disso, a Comlurb informou que o trabalho pode prosseguir durante a próximo semana, caso necessário a atuação dos profissionais ainda na retirada de destroços das ruas. 
 
A Guarda Municipal do Rio fez a escolta dos veículos da Comlurb com oito motociclistas do Grupamento de Guardas Motociclistas (GGM) e uma viatura do tipo furgão, que levou donativos arrecadados por agentes do próprio GGM e também dos Grupamentos Tático Móvel (GTM) e de Operações Especiais (GOE). Em Petrópolis, os oito integrantes do GGM e mais três guardas apoiaram no ordenamento do trânsito. 
 
Neste domingo, o prefeito Eduardo Paes acompanhou a saída dos profissionais para a cidade serrana e comentou em uma rede social sobre a força-tarefa. “Nosso exército laranja indo ajudar na recuperação da querida cidade de Petrópolis!”, disse ele. 
Continua após a publicidade
 
O presidente da Comlurb, Flávio Lopes, falou sobre o trabalho da Companhia neste domingo. “Estamos aqui em Petrópolis, a pedido do prefeito Eduardo Paes, com uma equipe de mais de 250 homens, em uma operação muito grande na Rua Teresa. Nosso compromisso é entregar a via limpa até o fim do dia”, afirmou.
 
Neste sábado, o presidente da Comlurb, Flávio Lopes, e os diretores de Limpeza Urbana, Guilherme Gomes, e de Serviços Urbanos, Renato Rodrigues, estiveram em Petrópolis para avaliar a condição do local e fazer pequenos ajustes operacionais no planejamento para a chegada das equipes. 
 
“Estamos aqui em Petrópolis, a pedido do prefeito Eduardo Paes, com uma equipe de mais de 250 homens, em uma operação muito grande na Rua Teresa. Nosso compromisso é entregar a via limpa até o fim do dia”, afirmou o presidente da Comlurb durante a ação neste domingo.
 
A Defesa Civil Municipal enviou dez servidores para ajudar a Defesa Civil de Petrópolis nos trabalhos na cidade. Além disso, a Secretaria de Saúde mandou para o município serrano 50 mil máscaras KN95 e mais de 145 mil medicamentos, entre antibióticos, corticoides e antifúngicos.
 
Mutirão 
 
Mais de dois mil homens atuam na megaoperação que foi feita diversos pontos da cidade. Para garantir agilidade no serviço, a prefeitura de Petrópolis fez um apelo para que os petropolitanos evitem sair de casa.

“Contamos com o apoio da população e de todos que estão vindo para cidade ajudar nesse momento. Precisamos das vias livres para que o trabalho seja eficiente. Com as vias limpas poderemos dar agilidade aos trabalhos de recuperação da cidade”, enfatizou o prefeito Rubens Bomtempo.

 
Ele agradeceu pela colaboração do poder público das cidades. “Temos uma relação histórica com Niterói, por exemplo, e eu tenho certeza que essa colaboração entre os municípios fica como um exemplo de solidariedade. Essa rede de solidariedade que está subindo a serra tem sido extremamente importante”, ressaltou Bomtempo.
Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: