Bombeiros resgatam 112 vítimas de afogamento em Farol e São João da Barra em um mês
19 de fevereiro de 2023

Corporação alerta para que os banhistas procurem ficar próximos aos postos de Guarda Vidas

Mais de 100 pessoas se aforaram no litoral das praias de São João da Barra
Do dia 1º de janeiro de 2023, até o dia 31, foram registradas 1465 ações de prevenção de afogamento feitas pelos Guardas Vidas do Corpo de Bombeiros, nas praias do município de São João da Barra, e 13 casos de crianças perdidas. Além disso, foram realizados 48 salvamentos de vítimas de afogamento.

No mesmo período, na praia campista de Farol de São Thomé, os Guarda Vidas contabilizaram 1264 ações de prevenção, uma criança perdida e 66 salvamentos de vítimas de afogamento.

O Corpo de Bombeiros-RJ, através das unidades operacionais responsáveis pela operação verão na região Norte Fluminense, estará com efetivo de Guarda Vidas atuando na praia de Farol de São Thomé, em Campos dos Goytacazes, e no município de São João da Barra, nas praias de Grussai e Atafona. Os militares estarão nos Postos de Guarda Vidas, localizado nas orlas, sempre atentos realizando ações de prevenção e resgates de vítimas de afogamento.

Para auxiliar nas atividades de salvamento marítimo, os Guarda Vidas utilizam materiais e equipamentos que são utilizados nas ações de resgate. Além disso, são utilizadas motoaquáticas (jetski), que realizam prevenção e resgate, que reduzem o tempo resposta até a retirada da vítima da água. Na areia, os militares ainda contam com quadriciclos e viaturas do tipo pick-up, para deslocamentos rápidos até os locais mais distantes dos postos.

No mar, os banhistas devem procurar os locais onde existam os Postos de Guarda Vidas do Corpo de Bombeiros. Chegando à beira mar busque orientações com os militares e observe as indicações feitas pelas bandeiras de sinalização sobre as condições do mar. Mantenha sempre a atenção nas crianças, mantendo no máximo um metro de afastamento. Evite ingerir bebidas alcoólicas antes de entrar no mar. Para evitar que as crianças se percam no meio da multidão, coloque uma pulseira com informações básicas, como nome do menor, do responsável e telefone de contato. Em caso de emergência, acione o Corpo de Bombeiros através do telefone 193.

Emergências em São Francisco de Itabapoana e Farol
Visando uma redução do tempo resposta nos atendimentos do Corpo de Bombeiros a acidentes de trânsito e princípios de incêndio no período de alta temporada e carnaval, desde o final do mês de janeiro, dois Grupos Táticos de Ação-GTAs estão de prontidão, sendo um em São Francisco de Itabapoana, e um no praia de Farol de São Thomé, em Campos. A intenção é facilitar os atendimentos às solicitações de emergência da população dessas duas localidades.

As equipes dispõem de viatura, materiais e equipamentos para intervenção rápida nos chamados de emergência. Com isso, os atendimentos as ocorrências nestes locais contarão com a presença do Corpo de Bombeiros em um tempo muito menor. Os GTAs são ativados pela central de atendimento pelo telefone 193 e contam com apoio do poder público de cada município para o transporte de vítimas até a unidade hospitalar.

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: