Nos últimos treze anos, 17 milhões morreram no trânsito e 650 milhões ficaram feridos
11 de novembro de 2024

Desde 2005, a Organização das Nações Unidas (ONU) elegeu o terceiro domingo de novembro como Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito. Neste ano, será celebrada em 17 de novembro. Os números de ocorrências revelam que a violência no trânsito afeta bilhões de pessoas.

Quase 17 milhões de mortos nos últimos 13 anos e 650 milhões de feridos

Atualmente, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e ONU, são 1,2 milhão de mortos e 50 milhões de feridos, por ano, em todo o mundo, em decorrência da violência no trânsito. Portanto, 140 mil vítimas por dia, entre mortos e feridos. Uma pandemia que se repete há décadas, cuja vacina é respeitar as leis e preservar a vida.

Adapt Link Internet - Black Friday

A média, desde 2011, é de 1,3 milhão de mortos por ano, ou seja, em torno de 17 milhões no total, entre 2011 e 2023; o equivalente à população da Holanda. Os feridos passam de 650 milhões no mesmo período; o que representa 1/12 da população mundial, estimada em 8 bilhões.

Em 2011, quando a OMS e a ONU lançaram a Década de Segurança Viária, o foco era reduzir o número de mortos em 50% nos próximos dez anos, baixando dos então 1,3 milhão para 650 mil mortos.

Quando do lançamento da segunda Década, em 2021, o número de mortos permanecia em 1,3 milhão, refletindo que nem mesmo uma ação comandada por organismos internacionais deste porte conseguia atingir seus objetivos. Em 2023, uma revisão reduziu os mortos para 1,2 milhão.

Quase 500 mil mortos no Brasil

No Brasil, foram mais de 33 mil, em 2023, sendo que pelo menos 240 mil pessoas ficaram com invalidez permanente; a maioria jovem, além de, pelos menos outros 300 mil feridos leves.

Não há brasileiro que não tenha, entre seus familiares, amigos ou colegas de trabalho uma vítima da violência no trânsito. Somente entre 2011 e 2023, foram 485 mil mortos no País. Com os mortos de 2024, já ultrapassou os 500 mil em menos de 14 anos.

Estes números são ainda mais dramáticos considerando os familiares e amigos dos que perderam seus entes queridos, sem contar os que sofrem permanentemente convivendo com o drama das vítimas que ficaram com invalidez permanente.

Histórico do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito

Em 1993, a RoadPeace, instituição de apoio às vítimas de trânsito do Reino Unido, como uma forma de lembrar das vítimas da violência do trânsito, criou a primeira data em Memória desses que sofrem as consequências trágicas do trânsito e que contou com o apoio de várias outras organizações.

Em 1995, a Federação Europeia de Vítimas de Trânsito criou o dia mundial que foi adotado definitivamente pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 26 de outubro de 2005, por meio da Resolução 60/5 que instituía a data mundialmente.

A ONU fez um amplo convite aos Estados-Membros e à comunidade internacional para designar o terceiro domingo de novembro de cada ano como o Dia Mundial em Memória das Vítimas do Trânsito.

A data é uma oportunidade para aumentar a consciência pública em relação à inaceitável perda de vidas no trânsito, além de estimular a sociedade e os governos a apoiarem e desenvolverem ações e políticas que permitam reduzir as vítimas.

O Dia Mundial no Brasil

Por iniciativa da ONG TRÂNSITOAMIGO, a data foi celebrada no Brasil pela primeira vez em 2007. A partir dessa data, várias entidades e órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) vêm realizando ações que, ao longo do tempo, vêm se ampliando com novas adesões e alcançando quase todo o território nacional.

A intenção é marcar a data de alguma forma, seja por meio de uma caminhada reunindo não só familiares de vítimas dos sinistros de trânsito, mas também cidadãos que entendam que podem melhorar a segurança no trânsito para todos que transitam, seja a pé, de bicicleta, num veículo ou mesmo no transporte público.

A TRÂNSITOAMIGO e o SOS Estradas assumiram a missão de dar visibilidade a essa data nas rodovias e a todas as pessoas, entidades e empresas que atuam em prol da segurança rodoviária.

Sempre mantendo em destaque o fator humano, as vítimas, e não as instituições – já que este não é um movimento político nem comercial – mas sim, de toda a sociedade.

Todos os interessados em participar do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito podem ter acesso gratuito ao material da campanha, fazer camisetas, impressos com a logo dessa data, ou personalizar o material para sua instituição, órgão ou empresa.

Fonte: Estradas

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: