Bombeiros encerram 1º dia de buscas por atleta de 15 anos que desapareceu em barragem; ‘meu coração diz que está vivo’, diz mãe
17 de fevereiro de 2024

Livio Claudinei Sales Santos, de 15 anos, desapareceu nas águas da Barragem do Bezerro na quarta-feira (15), em José de Freitas. Uma forte ventania virou as canoas dele dos colegas de treino.

O primeiro dia de buscas pelo adolescente Lívio Claudinei Sales Santos, de 15 anos, encerrou sem resultados, nesta sexta-feira (16). Ele caiu na Barragem do Bezerro, em José de Freitas, a 38 km de Teresina, no fim da tarde de quinta-feira (15) e continua desaparecido.

Lívio é atleta profissional de canoagem de velocidade, na categoria cadete. Em 2023, ele conquistou a 7ª posição no ranking nacional da categoria C1 1000 metros masculino. Ele é atleta da Associação Iporanga Escola de Canoagem de José de Freitas.

Um adulto e cinco adolescentes participavam do treino: Lívio Sales, de 15 anos, o treinador Diego Viana e os adolescentes Ariel, de 15 anos; Luís Neto e Pedro Henrique, de 16 anos; e Raimundo Neto, de 17 anos. Todos, menos Lívio, conseguiram nadar até a margem.

Mergulhadores e moradores da região fazem buscas pela barragem desde quinta-feira (15). Segundo o Corpo de Bombeiros, drones devem ser usados nas buscas a partir de sábado (17).

Familiares e amigos de Lívio têm se unido em orações na margem da barragem, com esperanças de que o garoto seja resgatado logo.

Meu coração diz que o Lívio está vivo, ele está dentro daquele mato. Ele é inteligente, meu filho é um menino bom, nada muito bem, todo muito gosta dele. Eu sei que ele está ali, eu sei que ele está bem, ele está lá”, afirmou Rosângela Sales, mãe do Lívio.

Ventos fortes

O acidente aconteceu durante um treinamento de canoagem na quinta-feira (15), na Barragem do Bezerro. Os cinco adolescentes estavam sendo acompanhados pelo treinador Diego Viana, da Escola de Canoagem Iporanga.

Barragem do Bezerro, em José de Freitas — Foto: TV Clube

Barragem do Bezerro, em José de Freitas — Foto: TV Clube

Em determinado momento, eles tiveram dificuldade em voltar do treino, por conta da chuva e vento forte. Um dos atletas que estavam com Lívio no treino, Raimundo Neto, de 17 anos, contou como rajadas de vento viraram as canoas.

“O que derrubou mais a gente foi o vento. Chegou do nada e virou as canoas. O professor perguntou para o Lívio se ele estava bem e ele disse que sim, falou para ele ajudar os outros”, relatou Raimundo Neto.

“Eu e Luís [de 16 anos] seguramos na canoa e eu perguntava direto se o Lívio estava bem, e ele me pedia para relaxar. Tentei segurar ele, mas as ondas me afastavam dele. Aí chegou a noite e quando eu chamei, ele não respondeu”, contou Raimundo Neto.

Apenas dois dos adolescentes estavam de colete salva-vidas, algo comum no esporte, dependendo da categoria, porque o equipamento pode atrapalhar o movimento e a respiração dos atletas.

“Na categoria cadete, dependendo das competições, não é obrigatório. O uso é obrigatório para categorias menores. A canoa já é um item de segurança pra eles também e há todo um treinamento com protocolos de segurança”, explicou Edvan Lopes, presidente da Iporanga.

Buscas começaram à noite

Segundo Til Neves, outro treinador, as buscas pelo adolescente começaram ainda na noite de quinta, entrando a madrugada e sendo retomadas na manhã desta sexta (16).

“Eles chegaram [à margem] muito cansados, sufocados pela água, pelo vento. Psicologicamente afetados, porque foi um surto imenso, e o técnico iniciou um trabalho forte de busca pelo Lívio. Ficou até 1h30 da manhã, sufocado e muito triste, angustiado por não encontrar”, informou.

Conforme Til Neves, o treinador teve que ser hospitalizado. “Após o Diego sair da água, tivemos que levar ele para o hospital. A situação dele não era boa, estado crítico. Um choque, mas já está em casa, está melhor, mas ainda precisa de um tratamento mais específico”, disse.

Dois dos adolescentes também passaram por atendimento médico e estão bem. Til Neves afirmou que foi necessário conversar com eles devido ao estado psicológico deles. “Melhoraram bastante. A preocupação deles é imensa, é um grupo muito unido, são irmãos e isso afeta todo o grupo”, pontuou.

Adolescente de 16 anos desaparece em barragem durante treino de canoagem no Piauí — Foto: Divulgação

Adolescente de 16 anos desaparece em barragem durante treino de canoagem no Piauí — Foto: Divulgação

A Guarda Municipal de José de Freitas e moradores auxiliaram nas buscas pelo adolescente em barcos, jet ski e canoas. O Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMPI) enviou equipes com bombeiros militares e mergulhadores.

Os bombeiros chegaram ao local por volta das 23h. “Seguindo os protocolos de segurança e o plano operacional padrão, a busca nas águas foi iniciada por volta das 5h30 desta sexta (16)”, informou a corporação.

As guarnições permanecem no local. Além disso, equipes da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP) estão prestando apoio operacional na ocorrência. Voluntários também fazem buscas na barragem e na mata, às margens, tentando localizar Lívio.

A Prefeitura Municipal de José de Freitas e a Secretaria de Educação suspenderam as aulas em todas as unidades da rede municipal de ensino, nesta sexta (16). Veja a íntegra do comunicado abaixo.

Bronze na Copa Brasil e promessa da canoagem

 

Adolescente de 15 anos desaparece em barragem durante treino de canoagem no Piauí — Foto: Reprodução

Adolescente de 15 anos desaparece em barragem durante treino de canoagem no Piauí — Foto: Reprodução

Lívio Santos é uma das promessas da canoagem do Piauí. Mesmo jovem, ele já conseguiu reunir conquistas nacionais. O adolescente faz parte da Escola de Canoagem Iporanga desde o início das atividades e com isso ganhou experiência entre os participantes do grupo.

O atleta participa de competições na categoria cadete. Ano passado, ele participou da Copa Brasil de Canoagem Velocidade e foi medalhista de bronze na primeira etapa, que ocorreu em Capitólio-MG, ao lado de outro canoísta, na categoria C2 500m e 200m cadete – o atleta é 7º colocado na categoria.

Nota secretaria de educação de José de Freitas

À Comunidade Escolar,

É com imenso pesar que nos dirigimos a todos vocês diante da tragédia ocorrida na barragem do Bezerro, que tem afetado profundamente nossa comunidade e deixado a todos nós em estado de tristeza e apreensão.

Diante da gravidade da situação e da angústia que toma conta de todos, a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Educação decidem suspender as aulas em todas as unidades da rede municipal de ensino, neste dia 16 de fevereiro de 2024.

Entendemos que neste momento não há clima para atividades escolares, pois toda a nossa comunidade está unida na expectativa de notícias sobre o jovem Livio que se encontra desaparecido, bem como consternados com o falecimento de Dona Guiomar, sogra da professora da rede municipal Ariane Portela.

Pedimos a compreensão e a colaboração de todos os pais, alunos, professores e demais membros da comunidade escolar neste momento de profunda tristeza e incerteza. Estamos monitorando de perto a situação e daremos novas informações assim que possível.

Seguimos em oração e confiantes na misericórdia de Deus.

Agradecemos a compreensão de todos.

Atenciosamente,
Flaviana Barbosa Alvarenga
Secretária Municipal de Educação

Fonte: G1

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: