A Associação Comercial, Industrial Agropastoril de Seropédica (ACIAPS), reuniu nesta quarta-feira (13), empresários e autoridades municipais para lançamento do Cartão Vale Card e para assistirem Palestra ministrada pelo Sebrae.

A ação aconteceu na ACIAPS (galeria no km 50), e teve como principal objetivo apresentar ferramentas de auxílio do Sebrae aos empresários. A palestra foi realizada por Willians Baptista Dias, Coordenador Regional (Baixada Fluminense 1), e Tamires Pereira, Analista Técnica do Sebrae responsável Técnica pelo município de Seropédica.

A abertura do evento foi realizada pela Presidenta da ACIAPS, Isabel Vasconcelos que falou da importância da vinda da Sebrae.  Durante o evento foi lançado o Cartão de Credito Vale Card, que vai auxiliar os associados.

O Ex-presidente e atual Diretor da ACIAPS, Fausto Fontanet, contou a trajetória da associação desde sua fundação. 

A ACIAPS teve, na pessoa da Dra. Alda D’Almeida sua primeira Presidente, quando da sua fundação, em 1995, antes de Seropédica se tornar, efetivamente, município. Passou por um período de inatividade até 2004, quando em reunião de cerca de 50 empresários locais, foi reconstituída, assumindo Fausto Fontanet Teixeira sua presidência. De lá pra cá passaram pela cadeira o Sr. Carlito da Marmoraria Seropédica, e Adriano Amaral até a nossa atual.
Nesse período a ACIAPS realizou muitos projetos , que beneficiaram seus Associados, e a sociedade de Seropédica como um todo. Alguns deles foram: 

1- o Projeto Cidadania, em que promoveu a integração junto a diversas entidades da sociedade civil organizada local, e as polícias civil e militar, promovendo a reforma de viaturas e da estrutura de trabalho dos agentes, resgatando a auto estima do profissional e o compromisso com o nosso comércio e cidadão comum;
2- o lançamento do “informativo ACIAPS “, jornal local de edição mensal, que girou no município com tiragem de 2.000 exemplares impressos, gerando informação e relato dos feitos institucionais aos associados e sociedade em geral;
3- Fundou o Conselho Comunitário de Segurança, reunindo a sociedade e as polícias na discussão de seus problemas locais;
4- Presidiu e participou do Conselho da Cidade de Seropédica, participando da sugestão e iniciativa de fatores que interferem na vida e no interesse do comércio e desenvolvimento local;                                                                                                                          5- a defesa dos interesses das empresas associadas , representando junto a órgãos das esferas municipal , Estadual e Federal , buscando a articulação e solução das necessidades do empresário que aqui atua ;
6- Treinou e capacitou centenas de colaboradores no município , em parceria com o SEBRAE, além de proporcionar a possibilidade de graduação a outras centenas de munícipes, em suas parcerias com instituições de ensino como a UNiG, Universidade Estácio de Sá, Castelo Branco e outros;                                                                         7- Ajudou a implementar projetos outrora descontinuados, e que agora estão sendo retomados como a sala do empreendedor, Adesão ao Regim., e outros.

Participaram do evento a Vice-prefeita e Secretária de Assistência Social, Vandrea Furquim, o Secretário de Governo Fabio Mofati, o Secretário de Planejamento Alex Villela, o Secretário de Ciência Tecnologia e Inovação Carlos Alberto Machado de Freitas, e o Secretário de Segurança e Ordem Pública, Anderson Medeiros.

Logo após foi servido um suculento Café para todos.