Em Seropédica, Pezão volta a defender a CPMF
29 de agosto de 2015

O governador Luiz Fernando Pezão voltou a defender a recriação da CPMF na manhã desta sexta-feira. Para Pezão, o retorno do imposto seria uma forma de ajudar estados e municípios que estão em crise e com redução de suas arrecadações. O governador, no entanto, sugeriu que a presidente Dilma Rousseff e o Ministro da Fazenda, Joaquim Levy, extinguissem outros impostos. Ela não especificou, no entanto, quais tributos poderiam ser eliminados.

— Sou favorável à recriação da CPMF. Mas é importante que seja compartilhado entre estados e municípios. Compartilhado, é o melhor imposto que existe. Acho um imposto justo, porque quem tem mais renda paga mais. Permite que vejamos para onde está indo dinherio e facilita que o governo federal combata a sonegação fiscal — disse.

Segundo Pezão, ele defende o pleito do compartilhamento do imposto desde que ele era prefeito de Piraí e presidente da Associação de Prefeitos. Na avaliação de Pezão, a CPMF só acabou sendo extinta porque não era destinada também a estados e municípios.

— Esse foi o grande erro (se referindo ao não compartilhamento), porque se perdeu R$ 60 a R$ 70 bilhões da saúde e o governo não colocou outro imposto no lugar. Então, os municípios têm a obrigação constitucional de pôr até 15% (de seu orçamento) na saúde e chegam à situação de gastar mais do que isso. Precisam de recursos. E agora, no momento de crise, não têm de onde tirar esse dinheiro — disse o governador após inaugurar a Fabrica Brasilit no município de Seropédica, que criará 200 empregos.

brasilit

 

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: