Curso auxiliará agricultores no reconhecimento de pragas em Seropédica
25 de julho de 2014

Aulas serão realizadas no centro de formação da Embrapa Agrobiologia, em Seropédica (RJ), nos dias 1º e 5 de agosto

A Embrapa Agrobiologia (Seropédica/RJ) irá oferecer um curso que dá a agricultores, técnicos e estudantes a chance de aprender a reconhecer os inimigos naturais de pragas agrícolas. A programação envolve aulas teóricas e práticas. O curso acontecerá no Centro de Formação em Agroecologia e Agricultura Orgânica (CFAAO), nos dias 1º e 5 de agosto.

Voltada para integrantes da Escolinha de Agroecologia de Nova Iguaçu (RJ), vinculada à Emater-Rio, a capacitação é uma iniciativa do setor de Transferência de Tecnologia da Unidade e terá como instrutora a pesquisadora Alessandra de Carvalho, uma das criadoras do ‘Guia para o reconhecimento de inimigos naturais de pragas agrícolas’, lançado no ano passado.

Segundo a coordenadora do evento, a analista Nátia Élen Auras, a expectativa é receber cerca de 20 pessoas em cada turma. Os participantes aprenderão quem são os agentes de controle biológico e qual é o papel deles no manejo de pragas, além de receberem orientações sobre manejo de pragas em sistemas orgânicos de produção. Como atividade prática, todos irão a campo, onde farão a coleta de inimigos naturais em cultivos agrícolas, bem como sua triagem e reconhecimento.

Como explica Alessandra, o interessante do curso é capacitar os agricultores para que possam diferenciar os insetos benéficos dos que são pragas. Com isso, é possível fazer o controle das pragas de maneira natural, dispensando o uso de inseticidas.

23

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: