Petrobras coloca em operação Usina Baixada Fluminense em Seropédica
13 de fevereiro de 2014

A Petrobras colocou em operação, em fase de testes, na última terça-feira, a segunda turbina da termelétrica a gás natural Baixada Fluminense, localizada no município de Seropédica (RJ). A primeira unidade começou no dia 1º de fevereiro deste ano. A usina tem, hoje, capacidade instalada de 344 MW, suficiente para abastecer 1,1 milhão de habitantes.

A térmica teve a sua energia vendida no leilão de energia nova A-3 de 2011, e o compromisso contratual assinado pela estatal estabelecia o início do fornecimento de energia a partir de 1º de março. A usina opera em ciclo simples (menos eficiente), mas a previsão da Petrobras é de que, em 1º de novembro deste ano, inicie a geração em ciclo combinado (mais eficiente), com a entrada em operação do turbogerador a vapor, adicionando 186 MW de capacidade de geração. Com isso, a potência da térmica subirá para 530 MW, suficiente para atender 1,7 milhão de pessoas.

Com investimento total em torno de R$ 1 bilhão, a construção da usina, em seu pico, gerou 2 mil empregos diretos e 6 mil empregos indiretos. A entrada em operação da termelétrica ocorre em um momento crítico para o setor elétrico, quando todas as térmicas disponíveis no sistema estão sendo acionadas para poupar o nível dos reservatórios e atender a demanda por energia.

 

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: