EUA passam a pedir informações sobre mídias sociais para imigrantes ou visitantes
29 de dezembro de 2016

Ultimamente em muitos sites foi divulgado a informação de que para um cidadão tirar o seu visto americano, deveria informar todos os perfis em redes sociais por motivo de segurança nacional.

Porém só serão obrigados a informar as pessoas que moram em países que possuem o programa ESTA (Electronic System for Travel Authorization ou Sistema Eletrônico de Autorização de Viagem), o Brasil não se inclui nesses países.

Os estrangeiros que visitam os EUA no âmbito do programa de isenção de vistos vão encontrar uma nova pergunta pedindo suas informações de mídia social na autorização de viagem que têm de preencher. Neste campo de preenchimento está escrito: “Por favor, insira informações associadas à sua presença on-line (perfis em redes sociais)”, juntamente com um menu drop-down com várias redes sociais e uma caixa de texto para o nome de usuário associado a cada um. A Alfândega e Proteção de Fronteira dos Estados Unidos solicitou pela primeira vez a adição ao Sistema Eletrônico de Autorização de Viagem (ESTA) em junho, aparentemente em um esforço para ajudar a identificar ameaças terroristas. De acordo com  o site Politico, o Departamento de Segurança Interna aprovou a proposta controversa em 19 de dezembro.

Aqui está uma captura de tela que fizemos dessa seção de solicitação do ESTA.

O Brasil não faz parte da lista de países que possuem o programa ESTA, então as informações requeridas para fazer o visto continuam a mesma coisa.

Assista o vídeo até o final para mais detalhes. Vídeo do canal do Junior Santos, brasileiro que mora na Flórida/EUA.

Fonte: http://www.cbsnews.com/news/dhs-is-now-asking-foreign-visitors-about-their-social-media/

https://www.engadget.com/2016/12/22/usa-foreign-travelers-social-media/

Canal Junior Santos (vídeo explicativo): https://www.youtube.com/watch?v=zqErVAY-0g4

Canal Vivendo na América (vídeo explicativo): https://www.youtube.com/watch?v=rFulZuR_tLY