Enem 2016: o que é mais cobrado nas disciplinas mais difíceis
28 de outubro de 2016

Nesta reta final para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016, que acontecerá nos dias 5 e 6 de novembro, saber os temas que costumam ser mais cobrados nas provas pode servir como um guia durante a revisão. Pensando nisso, o Sistema Poliedro produziu um levantamento com base na análise das avaliações de 2009 a 2015, em que mapeou o que mais cai no Enem em cada uma das áreas de conhecimento.

O que mais cai em biologia no Enem

A disciplina, que é cobrada no primeiro dia de prova do Enem, faz parte da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que também engloba as questões de química e física.

Segundo o estudo do Poliedro, dentro da sua área do conhecimento, biologia foi a matéria mais cobrada na série histórica do exame. Os assuntos que mais apareceram nos últimos anos foram ecologia e meio-ambiente, hereditariedade (genética), identidade dos seres vivos, hormônios e imunologia (fisiologia), teorias da evolução, e questões envolvendo doenças, drogas, hormônios femininos e qualidade de vida das populações humanas.

Em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, o professor Luis Gustavo Megiolaro, que leciona bilogia no Poliedro, disse que a prova do Enem é muito ligada a questões ambientais. “Episódios como a tragédia de Mariana, doenças, como a dengue, zika, ou a campanha de vacinação contra o HPV podem cair neste ano”, comentou à reportagem.

O que mais cai em física no Enem

Apontada pelos alunos como uma das disciplinas mais difíceis do Enem 2015, a prova de física costuma cobrar dos conceitos relacionados à ondulatória, sendo esse o tema que mais apareceu desde 2009. Óptica e radiação também aparecem em grande parte das questões, bem como circuitos elétricos, fenômenos magnéticos, calor, movimento, leis da física, energia, trabalho e potência e mecânica.

Venerando de Oliveira, que dá aulas de física no Poliedro, disse ao Estadão que esses conceitos geralmente aparecem contextualizados em questões sobre telecomunicações e aplicações médicas, para que o aluno possa ver sua aplicação em situações do cotidiano. Oliveira também aconselha que os candidatos façam uma leitura minuciosa dos enunciados, já que muitas vezes eles oferecem informações que são o caminho para a resolução das questões.

O que mais cai em química no Enem

Segundo o levantamento do Poliedro, em química não houve um assunto predominante nos últimos anos. No entanto, os temas que são presença garantida nas questões da disciplina são química orgânica, transformações químicas e energia, materiais e suas propriedades, fenômenos relacionados à água e química no cotidiano.

O que mais cai em matemática no Enem

A prova de matemática também está entre as mais temidas pelos alunos e apresenta um dos menores índices de acertos. A disciplina é cobrada no segundo dia do exame, junto com as questões de português, línguas e redação. Segundo a pesquisa do Poliedro, os alunos precisam estar atentos a conceitos relacionados a conhecimentos numéricos (porcentagem e matemática financeira), geometria, estatística e probabilidade e álgebra.

Na reportagem do Estadão, o professor de matemática Marco Aurélio Miola, também do Poliedro, chamou a atenção para a importância do enunciado para a resolução das questões e disse que a prova de matemática não envolve somente cálculos, aconselhando os alunos a lerem notícias e artigos de economia para se familiarizar com o tema.

enem 2016