EM MAIS UMA SEMANA DE OPERAÇÕES, LIGHT IDENTIFICA MAIS DE 1,5 MIL IRREGULARIDADES NO CONSUMO DE ENERGIA
27 de outubro de 2016

Esta semana, a Light realizou mais duas operações de combate ao furto de energia. Hoje (27/10), em Nova Iguaçu, a operação contou com cerca de 500 profissionais e foram detectadas 713 irregularidades em estabelecimentos comerciais e residenciais nos bairros Vila de Cava, Posse, Santa Rita, Austin, Miguel Couto e Figueiras, resultando em 76 % de efetividade. Já na terça-feira (25/10), em Pedra de Guaratiba, foram identificadas 797 irregularidades e o índice de acerto chegou a 78% (de cada 100 clientes, 78 realizavam fraude).

image004

Durante a operação de Nova Iguaçu, uma Agência Móvel da Light foi instalada na Praça de Figueira (Estrada Velha de Iguaçu com a Rua Major Sá Freire), prestando diversos serviços aos clientes como, por exemplo, atualização de dados cadastrais, mudança de titularidade, 2ª via de conta, entre outros.

Vale ressaltar que o furto de energia afeta tanto quem faz o “gato” como quem paga suas contas em dia. Ele amplia a probabilidade de interrupções no fornecimento, pois causa sobrecarga no sistema elétrico e pode ocasionar acidentes fatais, além de incêndios e danos à rede da Light. Se não houvesse furto de energia as contas seriam 17% mais baratas.

 Intensificação das operações no verão

Para o verão, quando há maior volume de energia furtado devido ao uso irregular de aparelhos que consomem mais, como o ar-condicionado, a Light realizará uma ação especial. Desde já, a empresa está aumentando em 30% o efetivo de combate à fraude e realizando duas grandes operações por semana até o fim de 2016.

  “Até o final de 2016, a Light não dará trégua aos gatos de energia elétrica. Para isso, já está atuando de forma ainda mais pesada, com o incremento de mais 70 equipes de campo até o fim do ano. Dessa forma, um batalhão de aproximadamente 700 funcionários já está nas ruas em ação direta contra as fraudes de energia”, afirma Rainilton Andrade, Superintendente de Recuperação de Energia da Light. 

 As operações em conjunto com a Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) ou com as polícias locais têm sido uma importante ferramenta para a Light no combate ao furto de energia. De janeiro até setembro de 2016, a concessionária já realizou mais de 80 ações desse tipo, com 40 mil inspeções efetuadas e 20 mil irregularidades constatadas, chegando a 50% de efetividade. Ou seja, a cada 100 clientes, metade consumia energia de forma irregular. A polícia também efetuou 46 prisões e 287 registros de ocorrência no período.

 Canais de denúncia

A Light conta com o apoio da população para que denuncie o furto de energia. Basta entrar em contato por meio dos seguintes canais:

Site: www.light.com.br

Call Center: 0800 021 0196

Redes Sociais: (twitter.com/lightclientes e facebook.com/lightclientes)

 Mais informações:
Assessoria de Imprensa – Light
(21) 2211-2909/2910/2907/2922/7795/2785