Conselhos Para Aproveitar a Terceira Idade!
18 de maio de 2015

10 Mantras Importantes Para a Melhor Idade

 

Aos  60, 70, ou 80 anos de idade, muitas pessoas começam a sentir-se infelizes ou pouco motivadas, como se elas e suas opiniões tivessem perdido a importância com o passar do tempo. Não deveria ser assim, se levarmos em consideração os princípios básicos que regem a vida.
Aqui estão 10 mantras (instrumentos mentais para meditação) que lhe serão úteis para enfrentar a passagem do tempo com sabedoria, ânimo e senso de humor, para poder  aproveitar a época em que nos aposentamos, com sentimentos de  alegria e serenidade.
1- Nunca diga “Estou muito velho para…”
Está cientificamente comprovado que existen três tipos de idades: a cronológica, a biológica e a psicológica. A primeira se calcula de acordo com nossa data de nascimento, a segunda se determina segundo as condições de saúde, e a terceira se mede levando em conta como nos sentimos. Já que não podemos controlar a primeira, podemos encarregar-nos das duas últimas, através de uma dieta saudável, exercícios regulares e, o mais importante, uma atitude positiva e otimista, que fará com que a idade seja apenas um número.
2- Saúde é riqueza
Se você realmente ama  seus filhos, sua família e a si mesmo, o cuidado com a saúde deve ser prioridade. Para muitas pessoas, aceitar que precisa dos cuidados dos filhos ou familiares pode ser motivo de tristeza e depressão, típicos desta fase da vida. Porém, se você tomar as precauções básicas, como visitas médicas periódicas, tomar seus remédios regularmente, seguir uma dieta saudável e levar um estilo de vida ativo, poderá mudar essa situação e sentir-se mais independente.
3- O dinheiro é necessário
A esta altura, o dinheiro é importante e necessário para enfrentar gastos médicos e pessoais que são fundamentais na hora de manter boa saúde e condições físicas.  Não se preocupe nem pense que tem que comprar presentes para todos os entes queridos. Durante toda a vida você trabalhou duramente para sua família e filhos. Agora é o momento de pensar em você e no que lhe agrada e faz bem.
4- Relax e recreação
As sensações mais relaxantes vêm das coisas mais simples. Conserve a fé nas coisas em que você acredita, durma bem, ouça músicas que você gosta e aprenda a ver o lado divertido da vida. Está cientificamente comprovado que algo tão simples e espontâneo como o riso ajuda o funcionamento da mente.
5- O tempo é um tesouro muito valioso
É quase como segurar as rédeas de um cavalo. Quando estão em suas mãos, você tem o controle. O passado é um cheque descontado.O futuro é uma nota promissória. O presente é o maior dos bens; use-o corretamente e tire o maior proveito possível.
6- As únicas coisas permanentes são as mudanças
Mudanças são inevitáveis e devemos aceitá-las. A única maneira de aproveitar o seu lado bom é juntar-se à dança e lembrar-se de que, durante toda a sua vida, as mudanças foram positivas, trouxeram alegrias, bons momentos e experiência. Não transforme toda a aus preciosa bagagem em um estorvo negativo.
7- Egoísmo moderado
O egoísmo é parte da natureza humana. Ainda que, às vezes, digamos o contrário, quando damos uma coisa, esperamos algo em troca. Entretanto, o que deve realmente nos deixar satisfeitos e contentes é a sensação de ter feito o bem para alguém, sem importar-se em receber retribuição. Faça o bem, sem ver a quem.
8- Perdoe e esqueça
Não se aflija com os erros de outras pessoas. Vamos admitir que é difícil levar uma bofetada e oferecer a outra face. Porém, nesse caso, para nosso próprio bem e de nossa saúde, o malhor a fazer é perdoar e esquecer as coisas que nos magoaram. Lembre-se de que situações angustiantes e de estresse trazem vários problemas de saúde que nã queremos encontrar no nosso caminho.
9- Tudo tem um motivo
Aceite a vida como ela vem, aceite os demais como são e, acima de tudo, aceite a si mesmo, tal como você é. Lembre-se de que, assim como a vida tem suas horas ruins, também tem momentos maravilhosos que lhe fortalecem e preparam para seguir caminhando e enfrentar os próximos desafios.
10- Supere o medo da morte
Todos sabemos que em algum momento chegará o dia de abandonar este mundo, e ainda assim continuamos a temer a morte. A ideia do sofrimento que isto poderá causar a nossos entes queridos nos atormenta. Enretanto, você deve lembrar-se de que ninguém morrerá por você e nem com você, e que a tristeza passará e todos seguirão tocando a vida adiante. Viver o momento presente e apreciar as mínimas coisas ajudara a ver esse dia como o que realmente é: um acontecimento natural inevitável, e parte da própria vida.

terceira idade

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: