Cerca de 250 participantes na abertura do III ECOB/RJ em Nova Friburgo
27 de agosto de 2015

Começou nesta quarta-feira, 26, o Terceiro Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas do Rio de Janeiro (III ECOB/RJ), sediado em Nova Friburgo.  A cerimônia de abertura oficial, seguida de mesas de diálogo, reuniu cerca de 250 participantes no Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura, na Praça do Suspiro, Centro.  Convidados pelo Diretor-Presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH) Macaé Ostras, Affonso Henrique Albuquerque Jr., o Prefeito Rogério Cabral, o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Des. Urbano Sustentável, Ivison Macedo, a representante da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Rosa Formiga, entre outras autoridades, fizeram parte da mesa de abertura oficial do evento.

III encontro

 Também presentes, membros dos  Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs)  Fluminenses, gestores públicos (federais, estaduais e municipais), empresas de saneamento, universidades, instituições da sociedade civil e demais interessados. O tema este ano é: Comitê de Bacia – A solução para gestão das águas.

 No discurso de abertura, o Secretário Municipal de Meio Ambiente ressaltou o trabalho da equipe que assumiu o desafio de reorganizar o território de Nova Friburgo, respeitando a singularidade da Bacia Hidrográfica da região.

“Precisamos cuidar de nossas zonas de recarga para evitarmos problemas futuros”, frisou Ivison Macedo.

 Assim como o secretário de meio ambiente, o Prefeito Rogério Cabral destacou a vocação agrícola e turística da cidade. Ambos lembraram à plateia que a preservação da Mata Atlântica na região, 62%, deve-se muito à experiência das gerações de agricultores que contribuíram para o desenvolvimento econômico da cidade, sem agredir o nosso maior patrimônio: a água.   Foram realizadas neste primeiro dia as mesas de diálogo: Segurança Hídrica, Proteção de Mananciais e PSA e, por último, Legislação dos recursos hídricos- Avanços e Desafios.

 O evento tem o objetivo de incentivar maior integração entre os organismos que compõem os Comitês de Bacias Hidrográficas; promover o debate sobre temas para a gestão compartilhada, integrada e sistêmica das águas; e, finalmente, promover um espaço para a divulgação de programas, planos de ações em andamento e casos de sucesso. 

O III ECOB/RJ acontece também hoje dia  27 e 28/08.  Veja a programação:

 

27/08/2015

 

9h às 10h30 – Mesa de Diálogo 4- Águas Subterrâneas

10h30 às 12h30 – Encontros Setoriais

14h às 15h – Apresentação dos relatórios dos Encontros Setoriais

15h30 às 17h – Experiências exitosas – 10 min para cada CBH

17h às 18h30 – Assembleia geral do FFCBH

 

28/08/2015

 

9h às 12h – Visitas Técnicas

 

Opção 1 – APA Estadual de Macaé de Cima

Opção 2: Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Conselheiro Paulino;

Opção 3: Estação de Tratamento de Efluentes Industriais- STAM Metalúrgica.

ecob rj

 

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: