A misteriosa Ilha de Barsa Kelmes
15 de outubro de 2016

Autoridades russas especulam que há um portal para outra dimensão no local

Das 1.500 ou mais ilhas no Mar Aral na Ásia Central, nenhuma é tão enigmática como um pequeno pedaço de terra chamado Barsa-Kelmes. Na língua de origem cazaque, seu nome significa “terra sem retorno” e que não é rotulada com este nome sem motivos…barsa-kelmes-portal-fog

Hoje, a ilha está deserta, seus últimos habitantes a deixaram décadas atrás. A terra está envolta em uma névoa permanente, densa, que mantem as coisas estranhas que acontecem lá escondidas de olhares indiscretos. Por causa destas estranhas, ocorrências regulares, as pessoas que vivem perto de Barsa-Kelmes tornaram-se convencidas de o local serve como uma passagem entre as dimensões. A ilha é habitada por criaturas incomuns que parecem que vieram de outra linha de tempo. Os moradores afirmam ter visto grandes pássaros ao redor da ilha, serpentes marinhas que nadam nas águas perto delas e bestas gigantescas com pescoços longos, por vezes surgem entre a névoa. Muitos daqueles que se aventuraram dentro ou ao redor da ilha desapareceram, para nunca mais ser visto novamente.

A ilha de Barsa-Kelmes é atormentada por mais do que apenas brutos ímpares e uma série de fenômenos inexplicáveis acontecem lá o tempo todo. Relógios de repente param de funcionar, agulhas das bússolas ficam apontando em todas as direções e entre outras coisas… Lendas dizem que, no século 13, a ilha foi usada como refúgio por moradores que tentavam escapar da invasão mongol. No entanto, quando os refugiados regressaram à sua terra, eles ficaram surpresos ao ver que sua terra natal tinha mudado, como se tivessem sido afastado por décadas.

Eles só passaram vários meses na ilha. Outro incidente semelhante ocorreu em tempos mais recentes. A ilha é mais quente do que a área circundante e, durante um inverno particularmente rigoroso em 1959, algumas pessoas cazaques pensavam que poderia ser uma boa idéia para usá-la como um santuário de inverno. Mas a primavera chegou e desde então eles não voltaram, seus parentes montaram um grupo de busca mas, quando eles chegaram na ilha, metade permaneciam sobre a costa, enquanto a outra metade forçou seu caminho para o interior.

Os dias se passaram sem qualquer sinal, de modo que o restante grupo decidiu chamar as autoridades. O governo soviético enviou um avião para fazer a varredura da área, mas ficou difícil cortar seu caminho através do nevoeiro, instrumentos de bordo começaram a falhar um por um e ambos os motores pararam.

Os dois pilotos conseguiram fazer um pouso de emergência e na sua última comunicação por rádio, os homens descreveram objetos elípticos silenciosamente flutuando dentro e fora do nevoeiro, inspecionando o avião incapacitado. Depois disso, nada seguiu, mas um completo silêncio de rádio . Não muito interessado em perder outro avião, as autoridades em seguida, enviaram em um tanque conectado a um cabo de metal de comprimento. A tripulação foi ordenada a não sair do veículo e manter canais de comunicação abertos em todos os momentos. Eles conseguiram fazer isso por um tempo curto, mas, em seguida, o rádio, mais uma vez ficou em silêncio. barsa-kelmes-portal-tank

O tanque foi bobinado à base temporária estabelecido na costa. Estava vazio e coberto com uma substância semelhante ao gelo. Foram tomadas amostras para um laboratório em Moscou, mas os pesquisadores que os examinaram não puderam identificar a substância incomum. No final de 1980, um mecânico de navio chamado Timur Dzholdasbekov descreveu quando ele tropeçou em uma base militar das sortes durante uma de suas viagens para o lugar enigmático.

Ele afirmou que no dia seguinte, ele voltou com um amigo, apenas para descobrir os edifícios que tinha simplesmente desaparecido. Os planos para uma expedição científica ao Barsa-Kelmes foram estabelecidas em 1991, mas o colapso da União Soviética trouxe outras preocupações e o empreendimento foi arranhado. Incidentes como estes queridos transformaram a ilha em um lugar chave do fenômeno ufo, convencendo muitos investigadores de fenômenos estranhos que o lugar é o lar de uma base extraterrestre. O ufólogo russo Vadim Chernobrov estudou os mitos que cercam Barsa-Kelmes e suspeita que a névoa podia ser algum tipo de mecanismo de defesa avançada contra intrusões não desejadas. Falando de intrusões, o acesso à ilha é estritamente restrito. A nossa busca por respostas vai ter que esperar por enquanto…portal