5 receitas de xarope caseiro da vovó!
4 de janeiro de 2017

Com tanta escolha para remédios caseiros disponíveis por aí, é difícil saber qual deles é o mais eficaz, e qual é o mais seguro para usar sem medo dos efeitos colaterais. Cada remédio natural vai funcionar com pessoas diferentes, e você precisa encontrar aqueles que funcionam melhor para você. Com o clássico xarope da vovó, não poderia ser diferente: existem diversas receitas que funcionam diferente para cada pessoa, e escolhemos 5 delas para diferentes tratamentos de problemas de saúde.

Receita de xarope caseiro para tosse alérgica

Esse xarope é pra ser usado assim que você se sentir um frio chegando. Também é bom para alergias, aliviando bastante os sintomas e deixando seu organismo muito mais resistente.

Ingredientes

  • 3/4 xícara de mel orgânico
  • 1/4 de xícara de azeite extra virgem
  • Suco de 3 limões

Modo de preparo

Adicione todos os ingredientes em uma pequena panela em fogo médio até fumegante. Retire do fogo e deixe esfriar. Coloque em um frasco de vidro ou outro recipiente com uma tampa hermética. Espere esfriar e armazene na geladeira por até 3 meses, ou fora dela por até 1,5 meses.

Consumo: uma colher de chá (crianças) até 3 vezes ao dia, 2 colheres de sopa (adultos) por dia. Aqueça suavemente antes do consumo.

Receitas de xarope da vovó vão ajudar você no tratamento de vários problemas, e são fáceis de fazer para guardar por muito tempo. (Foto: www.youtube.com)

Receita de xarope caseiro para tosse seca

Esta receita é uma pequena variação da receita acima. Inclui remédios naturais extremamente poderosos para cuidar da garganta, que geralmente fica muito irritada quando a pessoa é atacada pela tosse seca.

Ingredientes

  • 3/4 xícara de mel orgânico
  • 1/4 de xícara de azeite extra virgem
  • Suco de 3 limões
  • 1/4 de xícara de hortelã
  • 1 colher de chá de raiz de gengibre cortada

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes em uma panela pequena e coloque a panela no fogo baixo. Cozinhe esta mistura até que ela comece a evaporar. Coloque a panela fora do fogo e deixe esfriar. Depois disso, coloque o xarope em um frasco de vidro, que deve ser hermeticamente fechado. Você pode manter este medicamento na geladeira durante três meses, e por até 1,5 meses fora.

Consumo: uma colher de chá (crianças) até 3 vezes ao dia, 2 colheres de sopa (adultos) por dia. Aqueça suavemente antes do consumo.

Receita de xarope caseiro para bronquite asmática

Nessa receita, temos ingredientes que vão tratar diretamente suas vias aéreas e seus pulmões, limpando tudo de quaisquer obstruções que possam estar causando as crises de bronquite e de asma.

Ingredientes

  • 500 g de cebolas
  • 500 g de açúcar marrom escuro
  • 6 xícaras (1,5 l) de água
  • Suco de 2 limões
  • 7 colheres de sopa de mel orgânico

Modo de preparo

Pré-aqueça o açúcar em uma tigela de metal em uma temperatura moderada, mexendo sempre até que derreta e fique avermelhado. Em seguida, adicione a cebola picada em pedaços pequenos. Cozinhe e acrescente a água na tigela. Ferva até 1/3 da água evaporar. Depois disso, deixe a mistura esfriar e adicione o suco de limão e mel. Mexa bem e despeje a mistura no frasco de vidro e deixe esfriar. Guarde na geladeira por até 3 meses ou fora dela por até 1,5 meses.

Consumo: uma colher de sopa antes de cada refeição até a limpeza completa dos pulmões para os adultos. Para crianças, uma colher de chá antes de cada refeição.

Receita de xarope caseiro de agrião

O agrião é rico nas vitaminas A e C, que atuam como agentes expectorantes e descongestionantes, reforçando também nosso sistema de defesa e evitando que nosso sistema seja atingido por infecções virais ou bacterianas. O agrião libera o muco dos pulmões e vias aéreas, aliviando bastante os sintomas de pulmão chiando, gripes, bronquite, alergias, entre outros problemas.

Ingredientes

  • 1 maço de agrião
  • 250 ml de mel
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • Água

Modo de preparo

Lave bem as folhas de agrião, picando em pedaços bem pequenos, junto do talo. Coloque em uma panela com o açúcar, aquecendo e deixando a água evaporar. Coloque água se começar a agarrar. Deixe cozinhar e depois que esfriar, coe e adicione o mel. Guarde em um pote de vidro selado hermeticamente e coloque na geladeira por até 3 meses ou fora dele por até 1,5 meses.

Consumo: uma colher de sopa antes de cada refeição até a limpeza completa dos pulmões para os adultos. Para crianças, uma colher de chá antes de cada refeição.

essa receita, combinamos o agrião, já rico em vitaminas A e C, com o abacaxi, também rico nas mesmas vitaminas e muitos outros nutrientes, atuando também como diurético, laxante natural, repondo o corpo com minerais essenciais, e muito mais.

Ingredientes

  • 500 g de açúcar mascavo
  • 1 xícara de água
  • 1 abacaxi inteiro, cortado em pedaços pequenos (com casca)
  • 1 maço de agrião, picado em pedaços pequenos, com talo
  • 4 colheres de sopa de mel

Modo de preparo

Misture o açúcar e a água e deixe ferver até o açúcar começar a começar a formar um melaço. Acrescente o abacaxi e o agrião. Misture muito bem. Deixe esfriar antes de acrescentar o mel. Coe e coloque em um pote hermético de vidro, que pode ser levado à geladeira por até 3 meses ou ser guardado fora dela por até 1,5 meses.

Consumo: 3 colheres de chá para crianças por dia e uma colher de sopa para adultos a cada 3 horas.

Você conhece mais alguma receita de xarope da vovó? Qual? Qual funciona melhor para você?