10 alimentos anticancerígenos que você deve começar a consumir
21 de outubro de 2016

O câncer é uma doença crônica que vem afetando as pessoas desde centenas de séculos. Devido à gravidade e aos órgãos que ela costuma comprometer, é uma das doenças mais temidas e perigosas que alguém pode desenvolver.
Muitos dos casos têm sua origem em fatores genéticos, mas atualmente já foi demonstrado que os hábitos de vida também exercem uma grande influência no desenvolvimento do câncer.

Neste sentido, acredita-se que a exposição frequente às toxinas do ambiente pode aumentar o risco; além disso, as substâncias adicionadas aos alimentos processados e a modificação genética também podem ter algum tipo de relação.
Não é uma surpresa para ninguém que a comida natural, 100% orgânica e livre de pesticidas, oferece muito mais benefícios para manter as doenças longe do nosso organismo.

Por esta razão, hoje queremos compartilhar estes 10 alimentos anticancerígenos que todos devem incluir em suas dietas para ter uma melhor qualidade de vida. Descubra quais são eles a seguir.

https://youtu.be/joc1dVb-3nc

1. Vinho tinto
O consumo de uma taça de vinho por dia é uma excelente maneira de proporcionar ao corpo importantes antioxidantes e vitaminas.
Apesar do seu teor de álcool, esta bebida contém resveratrol, um ingrediente ativo que demonstrou inibir o crescimento das células cancerígenas em várias regiões do corpo.

2. Romã
Esta fruta, que pode ser ingerida diretamente ou em sucos, tem um elevado teor de elementos antioxidantes que freiam a ação dos radicais livres, principais causadores do dano celular.
O consumo regular da romã atrasa o movimento das células malignas e reduz a probabilidade de metástase.

3. Chá verde
A planta que se tornou popular por sua capacidade de ajudar a perder peso também demonstrou ser uma grande aliada contra o câncer.
O chá verde contém polifenois e outros tipos de antioxidantes que previnem a divisão de células cancerígenas, combatendo e reduzindo a probabilidade de desenvolver tumores nas seguintes regiões:
• Intestino
• Reto
• Pâncreas
• Pulmões
• Fígado
• Mamas

4. Brócolis
O brócolis é um dos vegetais crucíferos que todos devem consumir, pelo menos uma ou duas vezes ao mês. Ele se caracteriza por seu alto teor de fibras, o qual elimina elementos prejudiciais no intestino.
Ele também contém uma substância chamada sulforafano, que ajuda a desintoxicar o fígado e prevenir os tumores em todo o sistema gastrointestinal.

5. Café
O consumo e a aplicação de café têm um efeito positivo na prevenção do câncer de pele. Isso se deve ao fato de que a cafeína neutraliza uma proteína chamada ATR, destruindo as células que se danificam pela constante exposição aos raios ultravioleta do sol.
6. Alho
Este poderoso alimento medicinal não apenas é o melhor antibiótico natural, mas também demonstrou ser um incrível anticancerígeno.
Os compostos sulforosos e o elevado teor de vitaminas e minerais participam de forma ativa na prevenção de cânceres de:
• Esôfago
• Pulmões
• Intestino
• Estômago

7. Nozes
As nozes e outras oleaginosas contêm moléculas conhecidas como fitoesterois, as quais bloqueiam os receptores de estrogênio enquanto reduzem a velocidade do crescimento das células malignas.
Sua incorporação na dieta pode ajudar a reduzir o risco de:
• Câncer de mama
• Câncer de próstata
• Câncer no intestino

8. Frutas cítricas
As frutas cítricas como o limão, a laranja e a toranja contêm uma quantidade significativa de limoneno, uma substâncias estimulante dos linfócitos, células que lutam contra diferentes tipos de câncer.

9. Pêssego
De acordo com vários estudos, o pêssego tem propriedades e nutrientes que destroem as células cancerígenas em vários tecidos importantes do corpo.
Seu extrato é importante para o desenvolvimento futuro de tratamentos contra o câncer de mama, pois ele inclusive danifica as células mais agressivas sem afetar as células saudáveis do corpo.

10. Orégano
Esta especiaria aromática que costuma ser utilizada com frequência na gastronomia contém carvacrol, um componente que estimula a morte celular programada nas células malignas da próstata.
Também, foi comprovado que o orégano atua como um potente anti-inflamatório e antibiótico, efeitos importantes na redução do risco de sofrer de câncer.
Devemos consumir estes alimentos em grandes quantidades?
Cuidado! O fato de que estes alimentos contenham agentes anticancerígenos não quer dizer que os mesmos possam ser ingeridos em quantidades excessivas em nosso dia a dia. A chave está em incorporar estes alimentos anticancerígenos com frequência, sempre em porções controladas.
É importante entender que, ainda que seus compostos tenham um impacto positivo contra este tipo de doença, isso não quer dizer que seja uma cura ou a única forma de tratar o câncer.
Toda a dieta deve ser saudável e no caso de risco é preciso sempre consultar um especialista e seguir suas orientações.

maxresdefault